Taylor Swift x Scooter Braun

Treta entre a cantora e o empresário se aproxima do fim

Por Renata Nogueira

A treta entre Taylor Swift e Scooter Braun ganhou novo capítulo nessa semana, quando a cantora revelou que o empresário vendeu os direitos de seus seis primeiros discos para outra empresa sem sequer consultá-la. Taylor tinha interesse em comprar seu próprio catálogo, mas nunca recebeu uma oferta.
Reprodução/Instagram

E como ela descobriu isso?

Segundo a cantora, a própria empresa, que se chama Shamrock Holdings, a procurou para discutir o negócio e tentar uma parceria. Taylor ficou bastante interessada. Mas mudou de ideia quando se deu conta que, mesmo vendendo o catálogo por mais de R$ 1 bilhão, Scooter Braun ainda lucraria com as músicas.
Giphy
O ranço de Taylor Swift com Scooter Braun parece eterno. Só a chance de o empresário continuar lucrando com o trabalho dela fez Taylor dizer não para os novos donos do seu catálogo. A cantora ainda os alertou que o negócio deles com Braun deve perder valor, já que ela já começou a regravar todas as suas músicas para que os fãs possam escutá-las sem dar um tostão para o seu inimigo.
Reprodução/Instagram

Esta é a minha única maneira de recuperar o orgulho que já tive de ouvir as músicas dos meus primeiros seis álbuns e também de permitir que meus fãs ouçam esses álbuns sem o sentimento de culpa por beneficiarem o Scooter.

Taylor Swift,
em carta à nova dona dos direitos dos discos
Giphy

Como tudo isso começou?

Scooter Braun adquiriu os direitos dos seis primeiros álbuns de Taylor Swift no ano passado, quando comprou a Big Machine, a antiga gravadora dela. A cantora não gostou nada do negócio, já que alega ter sofrido bullying do empresário, famoso por agenciar artistas como Justin Bieber, Ariana Grande e Kanye West, desafeto público de Taylor há mais de dez anos.
TM/Bauer-Griffin/GC Images
A treta dividiu o mundo das estrelas também. A cantora se diz vítima duplamente. De Scott Borchetta, ex-dono da Big Machine, que entregou o catálogo nas mãos de Braun após a decisão dela de mudar de gravadora, e do empresário que nunca fez uma oferta para ela, repassando o catálogo para outras mãos e ainda lucrando com os direitos autorais.
David Livingston/Getty Images

Os álbuns na disputa:

  • Taylor Swift (2006)
  • Fearless (2008)
  • Speak Now (2010)
  • Red (2012)
  • 1989 (2014)
  • Reputation (2017)
TASRIGHTSMANAGEMENT2020/Getty Images via Getty Images

Por anos eu pedi, eu implorei pela chance de ser dona do meu próprio trabalho.

Taylor Swift
Dave Hogan

E agora, acabou?

Com Scooter "se livrando" do catálogo e Taylor Swift confirmando que vai mesmo regravar os discos, a tendência é que essa treta esteja chegando perto do fim.
Giphy

Vem aí...

Resta agora aos swifties aguardarem por versões fresquinhas de hits como "Love Story", "Long Live", "Shake It Off", "Look What You Made Me Do" e muitos outros.
Giphy
Publicado em 18 de novembro de 2020.