Surto coletivo? Como 'efeito bumerangue' explica teorias conspiratórias sobre Kate Middleton

Por Lucas Rocha

O que aconteceu com Kate Middleton? Nos últimos dias essa pergunta tomou conta da web e da imprensa mundial.

Karwai Tang/WireImage

O questionamento acabou dando início a uma série de teorias conspiratórias. No exterior, especialistas já afirmam que a família real vive os efeitos Streisand e 'bumerangue'.

Chris Jackson/Getty Images

Em artigo publicado no portal britânico The Independent, o jornalista e escritor Kit Yates define esse momento da realeza como resultado do efeito bumerangue.

Reprodução

No livro "Como Esperar o Inesperado", ele explica que os bumerangues "são ações que, embora potencialmente bem intencionadas, podem desviar-se dramaticamente do rumo".

GettyImages

Quando ninguém pensa nas potenciais consequências disso, o cenário pode piorar rapidamente.

Richard Heathcote/Getty Images

A princípio, Kate Middleton passou por uma cirurgia no abdome que já era programada. Sua última aparição pública oficial aconteceu no Natal de 2023.

John Sibley - WPA Pool/Getty Images

O procedimento aconteceu em janeiro e, segundo comunicado de seus representantes, ela ficaria longe dos compromissos reais até depois da Páscoa para se recuperar totalmente.

Mark Cuthbert/UK Press via Getty Images

No entanto, o paradeiro e a saúde da princesa de Gales iriam virar uma "bola de neve" graças ao marido William.

Rota/Anwar Hussein/Getty Images

O príncipe cancelou de última hora sua participação na cerimônia memorial ao seu falecido padrinho, o antigo rei Constantino da Grécia (1940 - 2023).

Getty Images/Caras

O motivo? Um "assunto pessoal" não revelado. Mais que suficiente para o início de especulações.

Chris Jackson/Getty Images

Era para o assunto cessar no último domingo (10), quando Kate Middleton apareceu ao lado dos filhos em uma foto para homenagear o Dia das Mães.

Reprodução

Horas depois, o mundo descobriria uma série de edições na fotografia, o que alimentaria mais teorias, nas mais drásticas, até a possibilidade da morte da princesa.

Karwai Tang / WireImage

E é aqui que o efeito bumerangue faz seu estrago: o que poderia ter sido resolvido lá atrás com uma selfie ou um comunicado, acabou se tornando num verdadeiro delírio coletivo.

Getty Images
Publicado em 18 de março de 2024.