Adeus, sir

Sean Connery morre aos 90; relembre seus grandes papéis

Por Beatriz Amendola

Giphy

007

Não dá para falar de Sean Connery sem falar de Bond, James Bond. O ator viveu o espião em sete filmes, a começar por "007 contra o Satânico Dr. No" (1962).
Divulgação
Connery teve uma relação conflituosa com o papel, chegando a dizer publicamente que estava cansado dele. A despedida veio com "007: Nunca Mais Outra Vez" (1983), e nos últimos anos ele parece ter feito as pazes com Bond.
Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc./Divulgação

'Os Intocáveis' (1987)

No filme de Brian de Palma, Connery viveu Malone, policial veterano que enfrenta Al Capone (Robert De Niro) na Chicago dos anos 30. A força de sua atuação rendeu a ele ma indicação ao Oscar --que ele levou, merecidamente.
Paramount

'Indiana Jones e a Última Cruzada' (1989)

Connery também cativou gerações como Henry Jones, o pai de Indiana Jones (Harrison Ford). O personagem permitiu ao ator mostrar também seu talento para o humor, e a sintonia entre ele e o filho ajudou a tornar o filme de aventura inesquecível.
Divulgação

'A Caçada ao Outubro Vermelho' (1990)

Sean Connery roubou a cena com sua dubiedade neste filme de ação de Jack Ryan (aqui vivido por Alec Baldwin). O escocês viveu Marko Ramius, capitão de um submarino russo que pretende desertar para os EUA em plena Guerra Fria.
Divulgação

'O Homem que Queria Ser Rei' (1975)

Neste épico de John Huston, Connery contracenou ao lado de Michael Caine como um soldado britânico que se deixa levar pelo poder após ser tomado por um deus em um pequeno povoado na Ásia.
Divulgação

'O Nome da Rosa' (1986)

Connery se saiu muito bem neste mistério baseado em Umberto Eco, onde interpreta um frei responsável por investigar uma sequência de assassinatos misterioso
Divulgação

'A Colina dos Homens Perdidos' (1965)

Neste filme de Sidney Lumet, Connery entregou uma performance inesquecível como Joe Roberts, um militar preso que se opõe aos maus-tratos aos quais ele e seus colegas são submetidos.
Divulgação
Publicado em 31 de outubro de 2020.