Shantay, you Stay

Conheça o "RuPaul's Drag Race", reality show que pode ser apresentado por Xuxa

Por Fernanda Talarico

Xuxa apresentará 'Caravana das Drags' no Amazon Prime Video, mas antes, rumores apontavam que ela estrelaria a versão brasileira de RuPaul's Drag Race, reality show de drag queens. Na época, houve quem se perguntasse: o que é isso?
Reprodução/Instagram

Do que se trata?

"RuPaul's Drag Race" é um fenômeno mundial e faz sucesso não apenas na comunidade LGBTQ+. A competição entre drag queens estreou em 2009, nos Estados Unidos, e já conta com 13 temporadas até agora e 175 episódios.
VH1
O foco do reality é decidir quem será a próxima drag queen superstar. Para isso, as participantes são submetidas a provas de maquiagem, carisma, confecção, dança, jogos de imitação e muito mais.
Vh1/ Giphy
Ao fim de cada episódio, as duas competidoras que perderam as provas fazem uma batalha de 'lipsync', onde devem dublar uma música enquanto dançam e convencem o público de que devem continuar no programa.
Vh1/ Giphy

Quem é RuPaul?

RuPaul Andre Charles é o criador da competição e apresentador da versão original. Conhecido como 'Mãe de todas as Drags', tem 60 anos e já foi considerado uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.
Divulgação/ Mathu Andersen
Quem decide as vencedoras das provas e da temporada é RuPaul, que diversas vezes vai contra a opinião popular e coroa competidoras que não são as preferidas dos fãs.
VH1/ Giphy

Spin off

Com tanto sucesso, o reality 'cresceu' e ganhou um derivado em 2012, o "RuPaul's Drag Race All Stars". O formato é igual ao original e conta com as competidoras que perderam nas edições anteriores.
Divulgação/ VH1

Novos ares

"RuPaul's Drag Race" já chegou a lugares além dos EUA e ganhou uma versão chilena, "The Switch Drag Race", a primeira adaptação do reality show, em 2015. Depois, o programa teve edições no Reino Unido, Canadá, Holanda, Espanha, Austrália e outros países.
Divulgação/ BBC

Edição Brasileira

Em 2017, a Endemol comprou os direitos do programa para uma exibição no Brasil, mas desistiu de seguir com a produção. A polarização política no país ajudou para que o reality não saísse do papel.
VH1/ Giphy

Bordões

O apresentador fala frases icônicas que se tornaram clássicos do reality, como o "Shantay, you Stay", uma referência ao documentário "Paris is Burning", de 1991, e indica que a competidora seguirá no programa.
Divulgação/ VH1
Da mesma maneira, "Sashay Away" é usado para eliminar participantes e se tornou algo muito usado entre os fãs para se despedirem ou mandarem alguém embora.
Vh1/ Reprodução
Frases das drag queens competidoras também são icônicas, como "Not today, Satan" - "Hoje não, Satã", em português -, falado pela vencedora da sexta temporada, Bianca Del Rio.
Vh1/ Giphy

Famosos

Lady Gaga, Rachel Bloom, Michelle Williams, Elvira, Lizzo, Nicki Minaj, Demi Lovato, Miley Cyrus e diversas outras celebridades já se sentaram na bancada de jurados de "RuPaul's Drag Race".
Vh1/ Giphy

Amor pelo Brasil

O país é muito conhecido entre as drag queens do programa pois os fãs brasileiros fazem questão de sempre estarem presentes, em shows ou nas redes sociais, pedindo para que elas venham ao Brasil.
Billboard Music Awards/ Giphy
Alaska Thunderfuck, participante da quinta temporada e vencedora do segundo ano do "All Stars", chegou até mesmo a lançar uma música em homenagem ao país: "Come To Brazil".
Reprodução

Gostei! E agora?

Ainda não é possível afirmar que teremos um "RuPaul's Drag Race Brasil", mas você pode assistir às temporadas originais que estão disponíveis na Netflix.
Vh1/ Giphy
Publicado em 04 de setembro de 2021.