Chefões da Globo

Quem são os poderosos herdeiros de Roberto Marinho

Por Gabriel Nanbu

Roberto Marinho, jornalista e empresário fundador do Grupo Globo, morreu em 2003, mas sua influência e poder seguem por meio de seus herdeiros.
Wikimedia Commons
Na semana passada, Roberto Marinho Neto foi notícia ao se casar, em uma cerimônia simples, com a atriz Fiorella Mattheis.
Reprodução/Instagram

Onze netos

Roberto Marinho Neto, filho de Roberto Irineu Marinho, é um dos 11 netos do fundador da Globo e hoje, aos 38 anos, cuida do braço de investimentos que reúne acionistas, a "Globo Ventures", e vem sendo preparado para assumir o comando da TV Globo.
Reprodução/Instagram

Filhos

Roberto Marinho teve quatro filhos, Roberto Irineu (nascido em 1946), Paulo Roberto (1950), João Roberto (1952) e José Roberto (1955), todos do casamento com a primeira mulher, Stella Goulart Marinho. Paulo Roberto morreu em um acidente de carro em 1970.
Reprodução/Memória Roberto Marinho - acervo Roberto Marinho

Casamentos

Roberto separou-se de Stella em 1971. Ela morreu em 1995, aos 72 anos, vítima de um AVC. Ele se casou posteriormente com Ruth de Albuquerque Marinho e, depois da separação na década de 1980, com Lily de Carvalho Marinho (foto).
Wikimedia Commons

Lista de milionários

Os três filhos de Roberto Marinho integram a lista Forbes de mais ricos do planeta, divulgada em abril, na 1750ª posição. Cada um tem a fortuna de 1,8 bilhão de dólares, cerca de R$ 10 bilhões.
Divulgação/Globo

Presidência do Conselho Globo

Em abril, João Roberto Marinho, o segundo filho, substituiu o primogênito Roberto Irineu na presidência do Conselho de Administração do Grupo Globo. Irineu passou à vice-presidência.
Wikimedia Commons

Começo como jornalista

João Roberto começou a carreira em 1973 como repórter do jornal O Globo. Ele tem três filhos, Paula, 48 anos, apaixonada por hipismo como o avô, Rodrigo, 45, e Luiza, 39.
Divulgação/Globo

O ex-presidente

Irineu, o primogênito de Roberto Marinho e presidente do grupo familiar até o começo do ano, começou a trabalhar no jornal O Globo em 1965, como aprendiz de linotipista. Ele passou depois pelos cargos de repórter, diretor de revistas e livros e vice-presidente executivo.
Wikimedia Commons

Pai de Roberto Marinho Neto

Irineu tem quatro filhos, Maria Antônia, de 44 anos, Roberto Marinho Neto, 38, integrante do conselho de administração do Grupo Globo, e os gêmeos Stella e Rafael.
Divulgação/Globo

Caçula

José Roberto, filho mais novo de Roberto Marinho, por fim, está à frente da Fundação Roberto Marinho e começou a carreira em 1972 como repórter do O Globo, nas editorias de Política e Cidades. Em 1981, foi editor-assistente do jornal e, dois anos depois, foi subchefe da redação.
Wikimedia Commons

Cinco filhos

José Roberto, que se destaca por promover ações no terceiro setor, sobretudo na área ambiental, é pai de Flávia, 47 anos, Paulo, 45, diretor do canal Gloob, Isabela, 30, Ignácio, 27, e Nina, 16.
Divulgação/Globo
Publicado em 08 de agosto de 2021.