Cronologia

Qual é a ordem certa para assistir aos filmes de 'O Senhor dos Anéis'?

Por Gabriel Nanbu

Dos livros para as telas

Inspirados pelos livros de J.R.R. Tolkien, os filmes do universo de "O Senhor dos Anéis" devem ser vistos em ordem diferente da de datas de lançamento para quem deseja acompanhar os acontecimentos em sequência cronológica.
Reprodução/New Line Cinema

Duas trilogias

Eles são divididos em duas trilogias: a de "O Senhor do Anéis", propriamente dita, lançada entre 2001 e 2003, e a de "O Hobbit", lançada entre 2012 e 2014. As duas foram comandadas pelo diretor Peter Jackson.
Reprodução/New Line Cinema
Os acontecimentos da trilogia "O Hobbit" antecedem as aventuras de "O Senhor dos Anéis", mas têm alguns personagens em comum.
Reprodução/New Line Cinema

"O Hobbit"

A primeira trilogia acompanha a jornada de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), em aliança com um grupo de anões, para recuperar o reino de seus companheiros, Erebor, roubado pelo dragão Smaug (Benedict Cumberbatch).
Reprodução/New Line Cinema

1. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)

O primeiro filme da nossa ordem mostra o inicio da aventura de Bilbo, um hobbit, que é convencido pelo mago Gandalf (Ian McKellen) a ajudar um grupo de anões a recuperar suas terras.
Reprodução/New Line Cinema

2. O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)

No segundo capítulo da aventura, Bilbo e seus aliados chegam à Montanha Solitária, onde têm de enfrentar Smaug, uma criatura de poderes incomparáveis.
Giphy - Reprodução/New Line Cinema

3. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)

No último filme da trilogia "O Hobbit", Bilbo e os anões têm de lidar com as consequências da luta com Smaug. Eles se veem obrigados a guerrear com outros povos da Terra-Média pela riqueza de Erebor.
Reprodução/New Line Cinema

"O Senhor dos Anéis"

Os eventos da trilogia "O Senhor dos Anéis" acontecem 60 anos depois das aventuras de Bilbo (na foto, agora interpretado por Ian Holm). O protagonista agora é Frodo, sobrinho do hobbit destemido.
Reprodução/New Line Cinema

4. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel(2001)

No primeiro filme do épico, Frodo (Elijah Wood) recebe de Bilbo um anel com poderes malignos e é incubido de destruí-lo. Para cumprir a missão, ele reúne um time formado por quatro hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago.
Reprodução/New Line Cinema

5. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

Separados pelas circunstâncias, a Sociedade do Anel se desfaz, e Frodo segue à Montanha da Perdição para destruir o anel e evitar que ele caia nas mãos de Sauron, que deseja dominar a Terra-Média.
Giphy - Reprodução/New Line Cinema

6. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

O último filme retrata os confrontos entre as forças de Sauron e o exército de aliados de Frodo, enquanto o hobbit tenta chegar à Montanha da Perdição para destruir o anel.
Reprodução/New Line Cinema

Nossa ordem cronológica, portanto, é:

  • O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
  • O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
  • O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
  • O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel(2002)
  • O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2003)
  • O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2004)
Arte UOL
Publicado em 20 de fevereiro de 2021.