Cronologia

Qual é a ordem certa para assistir aos filmes de 'O Senhor dos Anéis'?

Por Gabriel Nanbu

Dos livros para as telas

Inspirados nos livros de J. R. R. Tolkien , os filmes do universo de "O Senhor dos Anéis" devem ser vistos em ordem diferente da de datas de lançamento para quem deseja acompanhar os acontecimentos em sequência cronológica.
Reprodução/New Line Cinema

Duas trilogias

Eles são divididos em duas trilogias: a de "O Senhor do Anéis", propriamente dita, lançada entre 2001 e 2003, e a de "O Hobbit", lançada entre 2012 e 2014.
Reprodução/New Line Cinema
Os acontecimentos da trilogia "O Hobbit" antecedem as aventuras de "O Senhor dos Anéis", mas têm alguns personagens em comum.
Reprodução/New Line Cinema

"O Hobbit"

A primeira trilogia acompanha a jornada de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), em aliança com um grupo de anões, para recuperar o reino de seus companheiros, Erebor, roubado pelo dragão Smaug (Benedict Cumberbatch).
Reprodução/New Line Cinema

1. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)

O primeiro filme da nossa ordem mostra o inicio da aventura de Bilbo, um hobbit, que é convencido pelo mago Gandalf (Ian McKellen) a ajudar um grupo de anões a recuperar suas terras.
Reprodução/New Line Cinema

2. O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)

No segundo capítulo da aventura, Bilbo e seus aliados chegam à Montanha Solitária, onde têm de enfrentar Smaug, uma criatura de poderes incomparáveis.
Giphy - Reprodução/New Line Cinema

3. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)

No último filme da trilogia "O Hobbit", Bilbo e os anões têm de lidar com as consequências da luta com Smaug. Eles se veem obrigados a guerrear com outros povos da Terra-Média pela riqueza de Erebor.
Reprodução/New Line Cinema

"O Senhor dos Anéis"

Os eventos da trilogia "O Senhor dos Anéis" acontecem 60 anos depois das aventuras de Bilbo (na foto, agora interpretado por Ian Holm). O protagonista agora é Frodo, sobrinho do hobbit destemido.
Reprodução/New Line Cinema

4. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel(2001)

No primeiro filme do épico, Frodo (Elijah Wood) recebe de Bilbo um anel com poderes malignos e é incubido de destruí-lo. Para cumprir a missão, ele reúne um time formado por quatro hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago.
Reprodução/New Line Cinema

5. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

Separados pelas circunstâncias, a Sociedade do Anel se desfaz, e Frodo segue à Montanha da Perdição para destruir o anel e evitar que ele caia nas mãos de Sauron, que deseja dominar a Terra-Média.
Giphy - Reprodução/New Line Cinema

6. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

O último filme retrata os confrontos entre as forças de Sauron e o exército de aliados de Frodo, enquanto o hobbit tenta chegar à Montanha da Perdição para destruir o anel.
Reprodução/New Line Cinema

Nossa ordem cronológica, portanto, é:

  • O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
  • O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
  • O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
  • O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel(2002)
  • O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2003)
  • O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2004)
Arte UOL
Publicado em 20 de fevereiro de 2021.