Inspirados pelos livros de J.R.R. Tolkien, os filmes do universo de "O Senhor dos Anéis" devem ser vistos em ordem diferente das datas de lançamento para quem deseja acompanhar os acontecimentos em sequência cronológica.
Eles são divididos em duas trilogias: a de "O Senhor dos Anéis" propriamente dita, lançada entre 2001 e 2003, e a de "O Hobbit", lançada entre 2012 e 2014.
A seguir, veja a ordem certa para assistir 'O Senhor dos Anéis' e 'O Hobbit':
1. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
Divulgação / Warner Bros.
O primeiro filme da nossa ordem mostra o início da aventura de Bilbo (Martin Freeman), um hobbit que é convencido pelo mago Gandalf (Ian McKellen) a ajudar um grupo de anões a recuperar suas terras.
2. O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
No segundo capítulo da aventura, Bilbo e seus aliados chegam à Montanha Solitária onde têm de enfrentar Smaug (Benedict Cumberbatch), uma criatura de poderes incomparáveis.
3. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
No último filme da trilogia "O Hobbit", os anões e Bilbo têm de lidar com as consequências da luta com Smaug. Eles se veem obrigados a guerrear com outros povos da Terra-Média pela riqueza de Erebor.
4. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
Frodo (Elijah Wood) recebe de Bilbo um anel com poderes malignos e é incumbido de destruí-lo. Para cumprir a missão, ele reúne um time formado por quatro hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago.
5. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)
Separados pelas circunstâncias, a Sociedade do Anel se desfaz e Frodo segue à Montanha da Perdição para destruir o anel e evitar que ele caia nas mãos de Sauron, que deseja dominar a Terra-Média.
6. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
O último filme retrata os confrontos entre as forças de Sauron e o exército de aliados de Frodo, enquanto o hobbit tenta chegar à Montanha da Perdição para destruir o anel.