Além do Superman

Personagens LGBT da Marvel e da DC

Por Laysa Zanetti

Poderosos e orgulhosos

Não é de hoje que a orientação sexual de personagens dos quadrinhos, por algum motivo, incomoda. Dessa vez, o atual Superman, Jon Kent, ter saído do armário, incomodou bastante o jogador de vôlei Maurício Souza. Mas o "Superboy" não está sozinho.
Reprodução

Superman

Jon Kent, filho de Clark Kent e atual Super-Homem nos quadrinhos, não é o primeiro (e provavelmente não será o último) herói de HQs a revelar que é parte da comunidade LGBTQIA+. A seguir, relembre outros que também assumem a sexualidade com orgulho.
DC/Reprodução

Mulher-Maravilha

Diana Prince, nascida e criada em uma ilha habitada apenas por mulheres, foi oficializada como bissexual em setembro de 2016, pelo escritor Greg Rucka, dentro da linha "Rebirth" lançada pela DC naquele mesmo ano. A própria Gal Gadot, aliás, já apoiou o fato.
Warner Bros/Reprodução

Mulher-Gato

Selina Kyle saiu do armário em "Catwoman #39", em fevereiro de 2015. Na edição, à beira de um conflito entre gangues, ela lasca um beijo em outra mulher, Eika Hasigaway. A história, escrita por Genevieve Valentine, confirmou o que já se suspeitava: a Mulher-Gato é bissexual.
Reprodução

Batwoman

A nova Batwoman, Kate Kane, é lésbica nos quadrinhos e na série de TV da HBO Max. A personagem foi apresentada nas HQs em 2006, e sua sexualidade estabelecida desde então. Na TV, tanto Kate quanto a nova heroína, Ryan Wilder, são lésbicas.
Reprodução

Wiccano e Hulkling

O casal da Marvel polemizou no ano passado, por se casar em uma edição dos quadrinhos que incomodou bastante o então prefeito do Rio, Marcelo Crivella. Wiccano, filho da Feiticeira Escarlate, foi apresentado na série "WandaVision" posteriormente, interpretado por Julian Hilliard.
Reprodução

Arlequina & Hera Venenosa

O poderoso casal de anti-heroínas virou realidade na revista "Bombshell #42", lançada em 2016. Na história, elas se beijam pela primeira vez, após algumas edições de flerte. Desde então, "Harlivy" ganhou as telas na série animada da "Harley Quinn", da HBO Max.
DC/Reprodução

Phastos, de "Eternos"

Primeiro super-herói gay do Universo Cinematográfico Marvel, Phastos (Brian Tyree-Henry) é apresentado no filme "Eternos" em uma família feliz, estável, casado e pai de um menino. Apesar de outros personagens gays já existirem em séries da Marvel, este é o primeiro do cinema.
Marvel Studios/Divulgação

Karolina Dean e Nico Minoru

Karolina e Nico são do grupo dos "Fugitivos", da Marvel. Na série de TV, que está no Disney+, e na saga moderna dos quadrinhos, escrita por Rainbow Rowell, elas formam um casal, e um bastante querido pelos fãs.
Reprodução

Robin

Um momento histórico para a DC foi quando Tim Drake, o atual Robin, se descobriu bissexual, na edição "Batman: Urban Legends #6". Na história, ele fala abertamente sobre a sexualidade, e aceita ir a um encontro com outro rapaz.
Reprodução

Loki

O querido Deus da Trapaça foi confirmado bissexual na sua série do Disney+. A informação surge em uma conversa entre ele e Sylvie no episódio 3, e a diretora Kate Herrron revelou que Loki Bissexual é parte oficial da história do Universo Cinematográfico Marvel.
Marvel Studios/Divulgação
Publicado em 30 de outubro de 2021.