Universo dos heróis

Existe ordem certa para ver os filmes da DC?

Muito além de 'Mulher-Maravilha 1984'

Quer ver filmes os filmes dos heróis (e vilões) da DC e não sabe por onde começar? Ok que as tramas já não estão mais conectadas (e esse universo cinematográfico é menor do que o da Marvel), mas é legal saber as ordens ideais para ver, né? Vamos começar pela cronologia das histórias...
reprodução/Warner

1. Mulher-Maravilha (2017)

O primeiro filme da personagem com Gal Gadot se passa na 1ª Guerra Mundial, então, cronologicamente, é o primeiro da nossa lista. A história já revela que Bruce Wayne, o Batman, existe no mesmo universo (mas ele ainda não aparece por aqui).
Warner/DC

2. Mulher-Maravilha 1984 (2020)

O nome deixa bem claro qual é o período histórico em que o filme se passa, né? Agora nós viajamos com Diana para 1984, muito antes dos eventos de "Liga da Justiça" (um filme que não deu muito certo, então a DC decidiu separar essas histórias).
reprodução/Warner

3. O Homem de Aço (2013)

Aqui, somos apresentados ao Clark Kent (o Super-Homem) do ator Henry Cavill, que vive sua primeira aventura contra as forças kryptonianas. A história se passa em meados de 2013, embora tenha alguns flashbacks da juventude de Kal-El.
reprodução/Warner

4. Batman vs Superman (2016)

Foi aqui que a gente conheceu o Batman do Ben Affleck. Só não estamos acostumados a vê-lo tretando com o Super-Homem, né? E teve Mulher-Maravilha apartando a briga também! A reunião dos heróis foi o primeiro passo para a criação da Liga da Justiça.
Warner

5. Esquadrão Suicida (2016)

Uma referência feita nesse filme nos mostra que ele se passa um ano depois dos acontecimentos de "Batman vs Superman". Mas o grupo aqui é de anti-heróis. A Arlequina de Margot Robbie, o Coringa de Jared Leto e o Deadshot de Will Smith são criminosos que se unem por uma causa.
Divulgação

6. Liga da Justiça (2017)

Chegamos ao filme que une todos os heróis (ou, pelo menos, tenta fazer isso): Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Cyborg, Flash... E o Super-Homem ressuscitado. A ameaça da vez é Steppenwolf, um alienígena senhor da guerra que quer destruir tudo.
Warner

7. Aquaman (2018)

O longa-metragem tem alguns flashbacks do passado do personagem (interpretado por Jason Momoa), mas o principal da história acontece meses depois dos eventos de "Liga da Justiça". É um filme bem independente dos outros da DC.
Divulgação

8. Shazam! (2019)

O filme mais engraçadinho do universo DC merecia mais hype e corre por fora em relação ao universo de "Liga da Justiça". O Super-Homem até aparece em uma pontinha aqui, mas não é Henry Cavill. A maior parte desta divertida história se passa perto do Natal de 2018.
Steve Wilkie/Divulgação

9. Aves de Rapina (2020)

Margot Robbie voltou ao papel de Arlequina no filme lançado em 2020, que se passa em uma "timeline" alternativa e acontece cerca de quatro anos depois dos eventos de "Esquadrão Suicida" (que, aliás, não tem muito a ver com o bom "Aves de Rapina")
Warner

Ordem de lançamento (antes do novo 'Mulher-Maravilha'):

  • O Homem de Aço (2013)
  • Batman vs Superman (2016)
  • Esquadrão Suicida (2016)
  • Mulher-Maravilha (2017)
  • Liga da Justiça (2017)
  • Aquaman (2018)
  • Shazam! (2019)
  • Aves de Rapina (2020)
Reprodução

Bônus!

O universo que a gente listou aqui começou com "O Homem de Aço", mas já tinha super-herói da DC antes, né? Então separamos recomendações excelentes de filmes de outras épocas que ainda merecem sua atenção!
Warner

Veja esses ótimos filmes da DC:

  • Superman (1978)
  • Batman (1989, de Tim Burton)
  • V de Vingança (2005)
  • Batman Begins (2005)
  • O Cavaleiro das Trevas (2008)
  • O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
  • Watchmen (2009)
reprodução/Warner
Publicado em 12 de janeiro de 2021.