Novo filme chegando!

Como assistir aos filmes do Universo 'The Conjuring' em ordem cronológica?

Por Daniel Palomares

O terror está chegando

Chega nesta semana aos cinemas "Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio", filme que nos mostrará mais um caso sobrenatural investigado por Ed e Lorraine Warren.
Divulgação

Expandindo o universo

O longa será o oitavo lançamento do Universo 'The Conjuring' e também o mais recente deles, se passando em 1981. Se você quiser maratonar os outros filmes em ordem cronológica antes, Splash te conta como!
Divulgação

'A Freira' (2018)

O filme se passa em um convento da Romênia, em 1952. Um padre e uma jovem freira investigam a morte de outra freira e se deparam com o demônio Valak, que aparece em outros filmes da franquia.
Divulgação

'Annabelle 2: A Criação do Mal' (2017)

O filme de origem da boneca demoníaca que aparece ao longo de todo o Universo The Conjuring se situa em 1955. Ele conta a história de um antigo criador de bonecas que abre sua casa para receber uma freira e seis órfãos depois do fechamento de um orfanato. Uma das meninas, então, cruza o caminho da temida Annabelle.
Divulgação

'Annabelle' (2014)

O primeiro lançamento dedicado inteiramente a Annabelle se passa 12 anos depois do seu filme de origem. O casal John e Mia espera o nascimento de seu bebê, mas ter uma boneca possuída em casa não é de grande ajuda durante a gestação...
Reprodução

'Invocação do Mal' (2013)

O primeiro filme do Universo é, na verdade, o quarto na ordem cronológica. Já na década de 1970, os Warren são chamados para ajudar a família Perron, que vem penando sob ataques de forças sobrenaturais em sua casa. Também é a primeira vez que vemos Annabelle, introduzida logo no início do longa.
Divulgação / IMDb

'Annabelle 3: De Volta para Casa' (2019)

Finalmente presa na sala de artefatos demoníacos de Warren, Annabelle dá um jeito de atormentar a vida da família mais uma vez. Cerca de um ano depois dos acontecimentos de 'Invocação do Mal', a boneca é libertada ao acaso e assombra a filha do casal e sua babá enquanto os demonólogos não estão em casa.
Divulgação/SBT

'A Maldição da Chorona' (2019)

Funcionando quase como um filme independente da franquia, 'A Maldição da Chorona' se passa em 1977, mostrando a luta de uma assistente social contra uma entidade mexicana, a Chorona, que quer matar seus filhos. A história não se liga com os acontecimentos dos outros longas, a não ser pela presença do mesmo padre que vimos em 'Annabelle'.
Divulgação

'Invocação do Mal 2' (2016)

O casal Warren viaja a Londres em 1977 para investigar o caso de uma menina possuída após brincar com um tabuleiro Ouija. O filme ainda apresenta outras entidades malignas que devem ganhar destaque no Universo, além de estabelecer uma conexão clara com 'A Freira'.
Divulgação

'Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio' (2021)

Com lançamento marcado para o dia 4 nos cinemas daqui e na HBO Max (só lá fora), 'Invocação do Mal 3' se baseia no julgamento real de Arne Cheyenne Johnson, acusado de assassinato, que se declara inocente ao alegar que estava possuído por um demônio durante o crime.
Divulgação
Publicado em 02 de junho de 2021.