"Nicolas Cage é o Homem-Aranha." Achei que fosse pegadinha, até confirmar o fato: o ator mais pop do planeta vai encabeçar uma série live action inserida no universo do herói Marvel.
Denis Makarenko/Shutterstock
"Noir" será ambientada na Nova York dos anos 1930, com o astro no papel de um detetive calejado preso a seu passado como o único super-herói da cidade.
O Homem-Aranha Noir foi uma das variantes dimensionais do herói, apresentado como um dos protagonistas da animação oscarizada "Homem-Aranha no Aranhaverso", de 2018.
O longa trazia Miles Morales, adolescente que ganha poderes aracnídeos e salva a realidade com a ajuda de versões-aranha de outras dimensões.
Uma delas era justamente o Homem-Aranha Noir, que veio de um mundo pré-Segunda Guerra Mundial, brutalizado e sem cor, e ganhou a voz, claro, de Nicolas Cage.
Daniele Venturelli/Getty Images for The Red Sea International Film Festival
Como a nova série será produzida por parte do time de "Aranhaverso" --Phil Lord, Chris Miller e Amy Pascal-- não descarto que possa haver alguma intersecção de projetos em algum ponto.
É compreensível que alguns fãs mais conservadores do Aranha tenham torcido o nariz. Ampliar o escopo do personagem, contudo, é inevitável até mesmo pela natureza da produção audiovisual.
Nos quadrinhos há mais de seis décadas, o Homem-Aranha teve o luxo de protagonizar histórias mensais com autores que puderam ramificar sua personalidade ao longo dos anos.
Quando Sam Raimi colocou Tobey Maguire para subir paredes em "Homem-Aranha", de 2002, o fenômeno que o filme despertou se deve muito em parte a seu ineditismo.
Matt Winkelmeyer/Getty Images
De lá para cá, o teimoso apareceu em mais uma dezena de filmes --outros dois com Maguire, mais dois com Andrew Garfield e cinco vezes na pele de Tom Holland.
Divulgação: 20th Century Flicks
O segundo fator nessa equação são os direitos do Homem-Aranha, que hoje seguem nas mãos da Sony.
Denis Makarenko/Shutterstock
Como resultado dessa expansão, tivemos duas obras-primas em animação, "Homem-Aranha no Aranhaverso" e sua continuação, "Através do Aranhaverso".
Mas também tivemos empreitadas por vezes divertidas, outras vezes artisticamente equivocadas.
Tom Hardy fez "Venom" e sua continuação, "Tempo de Carnificina", que não ofendem se você ainda estiver na puberdade --o ator agora trabalha em um terceiro filme.