Indicado pelo Brasil ao Oscar, filme encantador sobre relação de irmãs está no Globoplay

Por Júlio Boll

Ambientado no Rio de Janeiro da década de 1940, "A Vida Invisível" entrou para o hall de representantes do Brasil na luta pelo Oscar.

Divulgação

Apesar de figurar em listas de pré-indicados, o longa de Karim Ainouz não conseguiu chegar à relação final de indicados a Filme Internacional da principal festa do cinema em 2020.

Reprodução/Instagram

Mas, nem por isso, "A Vida Invisível" é um filme que pode ser esquecido.

Bruno Machado/Divulgação

Disponível no Globoplay, o longa conta a história de duas irmãs, Eurídice (Carol Duarte) e Guida (Julia Stockler), que possuem personalidades opostas.

Bruno Machado/Divulgação

Eurídice, uma jovem talentosa e introvertida, sonha em se tornar musicista, enquanto Guida, a mais velha e extrovertida, decide fugir de casa com o namorado.

Bruno Machado/Divulgação

Ambas vivem sob um rígido regime patriarcal, o que as força a seguirem caminhos distintos.

Bruno Machado/Divulgação

Eurídice enfrenta as dificuldades da vida adulta e um casamento sem amor com Antenor (Gregório Duvivier), enquanto Guida tenta encontrar seu próprio caminho.

Bruno Machado/Divulgação

Adaptação do livro "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", de Martha Batalha, a trama cativou o público destacando a realidade de mulheres com vozes e vontades silenciadas.

Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images

Entre suas cenas, as de relações sexuais são especialmente dolorosas, retratando a submissão e a falta de agência das mulheres.

Bruno Machado/Divulgação

É possível sentir a dor das protagonistas em tomadas intensas e frias.

Divulgação

Mesmo fora do Oscar, "A Vida Invisível" ganhou a mostra Um Certo Olhar em Cannes e foi indicado a Melhor Filme Internacional no Independent Spirit Awards, considerado o Oscar das produções independentes.

Bruno Machado/Divulgação

O filme tem direção de Karim Ainouz e está disponível no Globoplay.

Divulgação/Maria Lobo
Publicado em 05 de junho de 2024.

Veja Também