O Mundial chegou

É dia de Copa do Mundo, amigo! Confira filmes e séries para entrar no clima

Por Weslley Neto

Contando a história

Haja coração, como diz o narrador Galvão Bueno (TV Globo). A Copa do Mundo de 2022 começa hoje com a partida entre Qatar e Equador. Além dos documentários, filmes e séries podem te ajudar a entrar no clima.
Divulgação/Netflix

A Taça é Nuestra (2022)

Uma das ficções mais recentes foi lançada pela plataforma de streaming Star+. "A Taça é Nuestra" conta a história de um grupo argentino que planeja roubar a taça após a FIFA excluir o país da Copa do Mundo.
Divulgação/Star+

Gol Contra (2022)

A série da Netflix mostra a relação entre o crime organizado e a morte de Andrés Escobar, zagueiro que marcou um gol contra durante partida decisiva da Colômbia na Copa do Mundo de 1994.
Divulgação/Netflix

Duelo de Campeões (2005)

Com atletas amadores, os EUA fazem uma grande partida contra a Inglaterra, uma das principais potências do futebol, na Copa do Mundo realizada de 1950. O filme está disponível na plataforma da operadora Claro TV+.
Divulgação

A Mão de Deus (2021)

O filme italiano mostra a influência de Diego Armando Maradona, que morreu em 2020, na vida de Fabietto Schisa (Filippo Scotti) durante os anos 1980. O nome do longa, disponível na Netflix, também faz referência ao gol marcado pelo craque na Copa de 1986, vencida pelos argentinos.
Divulgação/Netflix

Divino Baggio (2021)

O filme da Netflix mostra momentos importantes da vida de Roberto Baggio, ídolo da seleção italiana. Um dos momentos destacados na trama é o pênalti perdido contra o Brasil na final da Copa do Mundo de 1994.
Divulgação/Netflix

Club de Cuervos (2015 - 2019)

A série mexicana da Netflix acompanha a saga de uma equipe local. Em sua quarta e última temporada, "Club de Cuervos" mostra a disputa nos bastidores pelas sedes da Copa do Mundo que será dividida entre EUA, México e Canadá em 2026.
Divulgação/Netflix

El Presidente (2020)

Lançada pela Amazon Prime, a série de ficção conta a trajetória de Sergio Jadue, ex-presidente da confederação chilena de futebol que se envolveu em escândalos de corrupção. Cenas retratam a Copa do Mundo de 2014.
Divulgação/Amazon Prime
Publicado em 20 de novembro de 2022.