Considerado um marco na história do cinema, "Planeta dos Macacos" é um dos filmes favoritos de Brad Pitt, que já fez dezenas de elogios ao longa.
Dirigido por Franklin J. Schaffner e roteirizado por Michael Wilson e Rod Serling, a produção é baseada no livro de Pierre Boulle.
O filme narra a história do astronauta George Taylor (Charlton Heston) que, após séculos em hibernação, desperta em um planeta dominado por macacos.
Lá humanos são escravizados e não possuem fala.
Lançado em 1968, "Planeta dos Macacos" foi uma das produções mais caras da época, custando cerca de 5 milhões de dólares e arrecadando mais de 30 milhões.
A trama complexa, aliada às temperaturas extremas do deserto do Arizona onde foi filmado e às maquiagens elaboradas, tornam sua realização ainda mais impressionante.
A trilha sonora, composta por Jerry Goldsmith, e a maquiagem inovadora de John Chambers, que rendeu um Oscar honorário, são destaques técnicos do filme.
Chambers recebeu este reconhecimento especial pela Academia antes mesmo de existir a categoria de melhor maquiagem.
Inspirado por "As Viagens de Gulliver" e "A Revolução dos Bichos", "Planeta dos Macacos" influenciou diversas produções subsequentes - caso de "Planeta dos Macacos: A Origem".
Entre os detalhes da produção mais recente, há o quebra-cabeça que César quase completa, representando Taylor e Nova na famosa cena da praia.
Além disso, o codinome do primeiro vírus experimental, RT-112, foi uma homenagem ao tempo de execução do filme original.
"Planeta dos Macacos" é uma obra-prima que continua a influenciar e inspirar a cultura pop e o gênero de ficção científica até hoje. Está disponível no Disney +.