ELAS e ELES

10 artistas brasileiros para aprender e seguir

Por Lucas Pasin

Implantado em 2004, quando travestis pediram respeito em Brasília, a data promove a cidadania. É a oportunidade de dialogar sobre questões vitais a uma população que sofre ainda discriminação. Splash destaca alguns artistas que ajudam a naturalizar ainda mais o corpo trans.
Reprodução/Instagram

Linn da Quebrada

Basta ligar a TV que lá está ELA: Linn da Quebrada. A cantora é uma das participantes do 'BBB 22' (Globo) e vem trazendo discussões importantes ao reality show. Lina Pereira dos Santos nasceu em São Paulo. É cantora, atriz e ativista social.
Reprodução/Instagram

Ariadna Arantes

Por falar em 'BBB', antes de Linn da Quebrada, Ariadna Arantes fez história no reality show. Ela foi a primeira mulher trans a participar do programa, na edição de 2011. A ex-sister também integrou o elenco de 'No Limite' em 2021.
Reprodução/Instagram

Gabrielle Joie

Atriz e modelo de 22 anos se destacou em "Bom Sucesso" (Globo). Ela ainda trabalhou na série "Sob Pressão" e protagonizou "Toda Forma de Amor", série dirigida por Bruno Barreto e exibida pelo Canal Brasil.
Reprodução/Instagram

Thammy Miranda

Filho de Gretchen, o ator e político Thammy Miranda também naturaliza o corpo trans ao mostrar suas diversas postagens nas redes sociais. Papai de Bento e casado com Andressa Ferreira, ele mostra muitos momentos fofos em família.
Reprodução/Instagram

Tarso Brant

Ator e modelo mineiro tornou-se nacionalmente conhecido após exibir sua transição de gênero nas redes sociais. Ele participou recentemente do "De Férias com o Ex Brasil", da MTV, tornando-se o primeiro participante transgênero do programa.
Reprodução/Instagram

Urias

"Quase sempre sou a única mulher trans na equipe", disse a cantora Urias em uma entrevista recente. Amiga de Pabllo Vittar, a artista traz a representatividade para a música.
Reprodução/Instagram

Pepita

Pepita é uma das primeiras funkeiras trans do Brasil. A cantora, compositora e dançarina tem seu nome frequentemente associado ao ativismo LGBT e diverte seus fãs com ótimos bordões nas redes sociais.
Reprodução: Divulgação

Valentina Sampaio

Ela já foi capa da "Vogue" francesa, primeira mulher trans a ser capa da "Sports Illustrated" e a desfilar para a Victoria's Secret. A modelo brasileira brilha no cenário da moda mundial.
Reprodução/Instagram

Sam Porto

Por falar em moda, Sam Porto consagrou-se como o primeiro homem trans a desfilar no "São Paulo Fashion Week", em 2019. A estreia foi só sucesso e ele desfila para diversas grifes. Recentemente, estreou uma campanha de cuecas para a Calvin Klein.
Nelson Almeida/AFP

Gabrielle Gambine

Ela integrou o elenco de "Verdades Secretas 2" (Globo). Gabrielle é sobrinha de Roberta Close e começou a carreira como modelo, estrelando diversas campanhas.
Divulgação
Publicado em 29 de janeiro de 2022.