No YouTube

Deficientes físicos falam sobre dia a dia e conquistas: conheça 12 canais

Por Gabriel Nanbu

O que é?

Deficiências físicas são condições que comprometem a mobilidade ou a realização de tarefas: nanismo, tetra e paraplegia, ausência de membros, entre outras. Elas não são, porém, sinônimo de incapacidade.
Reprodução/Instagram @oicarlinha
As pessoas com esse tipo de deficiência correspondem a 2,3% da população brasileira, de acordo com o IBGE, e a comunidade tem se tornado mais visível graças às redes sociais - o sucesso da humorista Pequena Lo está aí para provar.
Reprodução/Instagram @pequenalo

Dá uma olhada

Selecionamos 12 canais de YouTube produzidos por pessoas com deficiência (também chamadas de PCDs), que abordam desde preconceito e sexualidade a dicas para o dia a dia.
Reprodução/Instagram @vitor__quadros

MC Divertida

Maria Clara, 11 anos, conhecida como MC Divertida, tem 8 milhões de inscritos em seu canal, criado após ela insistir muito com os pais. A família se orgulha de, além de fazer conteúdo de humor, dar visibilidade ao nanismo.
Reprodução/Instagram

Canal Eficiente

Vitor Quadros, depois de ficar paraplégico em um acidente de moto, criou o canal para mostrar que a deficiência não é incapacitante. Nos vídeos, demonstra habilidades úteis para cadeirantes, como descer escadas e tomar banho. Também aborda autoestima e sexualidade.
Reprodução/Instagram

Paola Antonini

A modelo acredita que ter perdido a perna em um acidente de carro permitiu que se interessasse por novas atividades. No YouTube - que ela não atualiza há um tempo, mas tem ótimo conteúdo -, fala sobre a experiência e dá dicas.
Reprodução/Instagram paola_antonini

Pequena Lo

A humorista Lorrane Silva bomba no Instagram, mas também faz conteúdo no YouTube. Ao UOL, disse ser "gratificante" representar os PCDs, mas que já recebeu muita ofensa por sua condição, antes do sucesso.
Reprodução/Instagram

Carla Maia

Carla ficou tetraplégica aos 17 anos por uma lesão medular e achou que "a vida tinha acabado". Hoje, é repórter, paratleta, dançarina e Miss Brasil Cadeirante. No YouTube, fala sobre viagens adaptadas, exercícios e saúde.
Reprodução/Instagram

Hora do amputado

Júnior Brito, amputado de uma perna, é fisioterapeuta especialista em próteses e criou o canal para passar seus conhecimentos. Nele, fala sobre cuidados, próteses e exercícios para amputados.
Reprodução/Instagram

Diário Sobre Rodas

Otávio Blasi, paraplégico, comanda o canal. Além de dar dicas sobre exercícios físicos e treinos, ele aborda assuntos como dificuldades do dia a dia e sexualidade, que não acaba com a lesão medular. "Temos outras formas de dar prazer", diz.
Reprodução/Instagram

Pequena Grande Mulher

Daiane Morgenstern, nutricionista, criou o canal para ajudar pessoas que, como ela, têm nanismo. Ela fala sobre dificuldades e dá conselhos cotidianos, como para fazer compras.
Reprodução/Instagram

Biônico Play

O youtuber perdeu um braço e uma perna depois de levar um choque de alta tensão. Ele mostra seu dia a dia, dá dicas para amputados, narra suas experiências amorosas e também fala sobre cinema, jogos e televisão.
Reprodução/Instagram

DUB Brasil

Rodrigo Novo, tetraplégico, mantém um canal sobre carros. Entre test-drives e vistitas a feiras automobilísticas, ele divide momentos do dia a dia e mostra adaptações necessárias para dirigir.
Reprodução/Instagram

Vai cadeirante

Toni Vaz, palestrante paraplégico, aborda desde motivação e leis para PCDs até melhores acessórios para cadeiras de rodas.
Reprodução/Instagram

Nuno Santos

O português optou por ter a perna amputada em razão de dores causadas por um câncer. No canal, ele mostra desde o dia em que passou pela cirurgia até os dias atuais, em que viaja, pratica esportes e aproveita a vida.
Reprodução/Instagram
Publicado em 27 de fevereiro de 2021.