Meteórica!

De esquecido a favorito do Oscar: a carreira de Brendan Fraser

Por Milena Casaca

Queridinho

Brendan Fraser voltou aos holofotes com o filme 'A Baleia' e se tornou o favorito do Oscar 2023, sendo indicado a Melhor Ator pela atuação.
California Filmes

Sumiço

Após anos de esquecimento, o longa marca a volta do artista aos grandes personagens das telonas. Graças a ele, Fraser venceu o prêmio de Melhor Ator no Critic's Choice Awards.
Reprodução

Início

Brendan James Fraser nasceu no dia 3 de dezembro de 1968, em Indianápolis, em Indiana. Durante a infância e adolescência, morou em vários locais dos Estados Unidos, Itália e Inglaterra.
Divulgação

Interesse pela atuação

A vontade de atuar foi despertada enquanto morava em Londres. Lá, ele entrou na Cornish College of the Arts, em Seattle, onde se formou em 1990 e logo estreou no cinema em 'Apostando no Amor' (1991).
Reprodução

Fama

Ele participou de algumas comédias nos anos seguintes, mas a fama veio com 'George, o Rei da Floresta' (1997).
Reprodução

A Múmia

Em 1999, deu vida a Rick O'Connell em 'A Múmia'. A aventura foi seu primeiro blockbuster e o consagrou como um verdadeiro astro de Hollywood. Ele também atuou nas sequências 'O Retorno da Múmia' (2001) e 'A Múmia: Tumba do Imperador Dragão' (2008).
Reprodução

Filme atrás de filme

Após o sucesso de 'A Múmia', Brendan continuou fazendo vários filmes, como 'Endiabrado' (2000), 'Crash: No Limite' (2005) e 'Coração de Tinta: O Livro Mágico' (2008).
Reprodução

Cirurgias

O ator passou pela primeira de uma série de cirurgias, em 2008, que incluíram intervenções nos joelhos, vértebras e uma reparação de suas cordas vocais, realizados e repetidos por quase dez anos.
Divulgação/Imagem Filmes

Queda

Em 2007, Fraser se divorciou da atriz Afton Smith e passou a atuar em papéis menores. Já em 2018, revelou à GQ que, em 2003, foi agredido sexualmente por Philip Berk, ex-presidente da Associação de Imprensa Estrangeira - responsável pelo Globo de Ouro.
Reprodução

Volta por cima

Em 2018, ele retomou o ritmo do início dos anos 2000 e atuou nas séries 'Condor', 'Titãs' e 'Patrulha do Destino'. Mas seu grande papel seria como o vilão Vagalume, de 'Batgirl', em 2021. No entanto, o projeto foi cancelado pela Warner.
Reprodução

A Baleia

Finalmente, o famoso recebeu o convite para estrelar 'A Baleia', lançado no Festival de Cinema de Veneza de 2022 e aplaudido por mais de seis minutos.
California Filmes
Publicado em 10 de março de 2023.