Manual de comportamento

Como não ser cancelado no "BBB 21"?

Por Daniel Palomares

Vem aí...

O "BBB 21" só começa no dia 25 de janeiro, mas já virou o assunto do momento. No ano passado, as "fadas sensatas" triunfaram e muita gente acabou cancelada. O que os participantes da próxima edição devem evitar para ter sucesso no jogo?
Reprodução/Instagram

Chernoboys

Na última edição, o público não perdoou atitudes machistas dos participantes. Casos até mais graves, como o assédio cometido por Petrix, culminaram em eliminação com altos índices de rejeição.
Reproduçãio/TV Globo

Opinião pública

Ana Paula Passarelli, especialista em influencer marketing, defende que certas atitudes simplesmente não cabem mais dentro do reality: machismo, racismo, homofobia ou qualquer outro tipo de preconceito.
Christoffer Pixinine

Num lugar onde se está exposto o tempo inteiro, ela não pode se dar ao luxo de ser uma pessoa racista, emitir opiniões que jogam contra sua imagem pública. Apesar de termos exemplos no nosso governo que fazem isso, sabemos que prejudica.

Ana Paula Passarelli
Arte UOL

Cancelamento

Aqui fora, o cancelamento também não perdoa ninguém. Tweets antigos voltam à tona, uma fala atravessada dentro da casa: tudo pode se virar contra o participante. Quem controla suas redes sociais deve ficar de olho!
Reprodução/Instagram

É importante prever quais tipos de cancelamento que a pessoa pode sofrer. Prever situações de machismo, gordofobia. Quando existe algo muito contundente, o máximo a se fazer é pedir desculpas. Nada justifica aquilo.

Ana Paula Passarelli
Arte UOL

Autenticidade

O mantra do "seja você mesmo" parece clichê. Mas é real. Depois de 20 edições, o público já está manjado de participantes que tentam interpretar um personagem na casa. E nem dá pra segurar um tipo por tanto tempo...
Reprodução/Instagram

As pessoas não são bobas. Elas sabem o que é uma pessoa interpretando um papel. Mesmo que ela busque um coach aqui fora, não pode faltar coerência. Se gostam ou não, pelo menos ela está sendo ela. Qualquer pessoa que entre com respeito e autenticidade, está viva no jogo.

Ana Paula Passarelli
Arte UOL

Se liga no jogo!

Por fim, já passou da hora do público perceber que o "BBB" se trata de um jogo. Os participantes estão lá para bolar estratégias, combinar votos e mergulhar de cabeça na disputa.
Victor Pollack/Globo

Abrindo mão da privacidade: é assim que se formam grupos, rivalidades. Saber com quem você vai se articular. É um jogo, não é uma casa para passar férias.

Ana Paula Passarelli
Arte UOL
Publicado em 11 de janeiro de 2021.