Entrevista

O redescobrimento de Daniel Weksler

Por Osmar Portilho

Tudo recomeçou...e parou de novo...

Com a pausa nas atividades do NX Zero, em 2017, o baterista Daniel Weksler explorou outros caminhos e acabou assumindo as baquetas do grupo de sua mulher, Pitty. Quando a rotina de banda começou a se encaixar veio a pandemia e uma quarentena em seu estúdio seu provaria ser frutífera alguns meses depois.
Reprodução

Eu já tinha feito esse recomeço. A cabeça já estava voltando pro lugar e deu essa pausa de novo. Foi o lance de virar a energia e focar em algo diferente.

Daniel Weksler
Reprodução
Enfiado em seu estúdio, Weksler descobriu que também poderia ser Weks, uma figura meio produtor, meio músico, meio beatmaker. Um cara que pode se envolver em várias camadas da criação da música. Em 2020, já lançou três faixas, cada uma com uma cantora.
Reprodução

O que ele já lançou em 2020

  • "Feel Free" - com Karen Dió (Violet Soda)
  • "Escrito na Minha Testa" - com Karen Jonz
  • "Absurdo" - com Day
Reprodução

Na minha cabeça já tinha tudo acontecendo, mas eu não sabia como tirar a música de lá e colocar as ideias em prática.

Daniel Weksler,
que voltou aos estudos em um conservatório musical e também mergulhou no aprendizado ao redor da função de um produtor.
Reprodução

"Feel Free" - com Karen Dió (Violet Soda)

"Pensei nela porque era uma base meio grunge antes de virar o que virou. Quando ela mandou as vozes minha cabeça imaginou que teria outro contexto. Refiz a base inteira. Ela ficou até assustada na época. Que viagem é essa? Um acaba inspirando o outro e se levando para lugares novos."
Reprodução

Karen Jonz

"Eu vi que ela tinha lançado um EP só de lo-fi e eu tava experimentando aqui em casa. Usava as playlists de lo-fi pra estudar. Sentei a bunda pra estudar timbres e arranjos e mandei a base pra ela, que mandou umas melodias massas."
Reprodução

Day

"Um dia a Day curtiu uma postagem minha, fui ver as coisas que ela estava fazendo, lembrei do ?The Voice??.Tinha acabado de terminar uma base com as guitarras do Martin (Pitty) em cima de uma composição minha. No dia seguinte ela mandou melodia e letra. E eu caí da cadeira. Achei muito foda o que ela fez."
Reprodução

Eu não sei se o trabalho é viável para estrada porque envolve muitas pessoas. Não tinha nem pensado como show. Eu acho que meu caminho como produtor vai crescer, já tenho falado com muitas pessoas. Eu não sei. Me redescobri quando saí do NX, me redescobri trabalhando no Midas, me redescobri tocando com outra banda e agora tô me redescobrindo sendo artista/produtor. Não sei pra onde vai, só sei que estou cheio de bases aqui.

Daniel Weksler
Reprodução
Publicado em 14 de novembro de 2020.