Antivacina

Não é de hoje que Eric Clapton é controverso: ele também já foi racista

Xaropou?

Se você não acompanha tanto a carreira de Eric Clapton — mas gosta "daquele disco lá do Cream" e coloca "Wonderful Tonight" para o cachorro dormir — pode ter se surpreendido com as recentes falas negacionistas do guitarrista em relação à vacina contra a covid-19.
Creative Commons
Pois saiba que essa não é a primeira grande polêmica da vida do guitarrista, que, apesar de se considerar "apolítico", tem uma tendência ao lado autoritário da Força.
Giphy

Excluído

O blueseiro disse recentemente que amigos artistas simplesmente não lhe dão mais bola. Até os filhos pararam de falar com ele desde que ele se posicionou contra a imunização, depois de receber a primeira dose da AstraZeneca e se sentir mal.
Creative Commons

Tentei entrar em contato com colegas músicos. Eles não me respondem mais. Meu telefone não toca com frequência. Não recebo mais mensagens e e-mails.

Eric Clapton
Arte UOL

Negacionismo

Clapton tem sido um crítico das restrições impostas pelo governo britânico ao isolamento social e, no fim de 2020, lançou com Van Morrison uma canção contra o isolamento, "Stand and Deliver".
Neil Lupin/Redferns via Getty Images

Podres

No fim do ano passado, justamente por causa dessa música — e da resposta incrédula de muita gente — ressurgiu nas redes sociais um discurso racista e anti-imigração que ele deu bêbado em 1976.
Creative Commons

Falando (muita) groselha

Na ocasião, um show em Birmingham, na Inglaterra, ele criticou a crescente entrada de imigrantes no país, causando revolta no público. Ele defendeu seus argumentos citando a visão do político de extrema direita Enoch Powell.
Creative Commons

Há algum estrangeiro aqui hoje à noite? Eu acho que vocês devem todos sair. Não só sair do show, mas deixar o país. (...) Eu acho que Enoch está certo e devemos mandá-los todos de volta. (...) Evite que a Grã-Bretanha se torne uma colônia negra. Mantenha-na branca.

Eric Clapton
Arte UOL

Desculpas

Três meses depois, o guitarrista fez um desagravo em entrevista à revista Sounds, dizendo que não era ligado a política e que nem sabia quem era o primeiro-ministro de seu país. Disse que a situação foi "estúpida", mas "divertida". Aparentemente, colou...
Tenor

Pano passado

Nos anos seguintes, Clapton continuou prestigiado no meio artístico, tocando com gente do naipe de Roger Waters, Phil Collins e George Harrison.
Creative Commons

E pé na jaca de novo

Em 2007, porém, Clapton voltou a tocar no assunto "imigração" no programa de TV South Bank Show. Disse "não ser racista", mas que acreditava que alguns dos pontos defendidos por Enoch Powell eram "relevantes".
Creative Commons
Portanto, para quem foi pego de surpresa com as falas recentes do artista, a questão talvez deveria ser: "como Clapton não foi cancelado antes?". Dá para separar o artista da obra? (Mas esses são outros quinhentos).
Tenor