Bem-vestidos e conscientes

Os protestos políticos em tapetes vermelhos

Por Laysa Zanetti

Tapetes vermelhos, seja em estreia de filmes ou em festivais, são os momentos em que lentes, microfones e holofotes estão, mais do que nunca, voltados para as celebridades.
UOL
Por isso, artistas e seus figurinistas passam meses montando os melhores looks (ou não! Há controvérsias). Mas, ultimamente, as personalidades têm usado esses minutos de glória a favor de assuntos mais sérios e sensíveis.
UOL

Pela Amazônia

Bárbara Paz, por exemplo, protestou pela Amazônia no tapete do Festival de Veneza nesta quarta-feira (1), usando um aparato para simbolizar que a Amazônia é o pulmão do mundo. Algo semelhante foi feito por Paz em 2019, durante o mesmo festival.
Getty Images

Pelas mulheres

Em 2018, um grupo de 82 mulheres, entre atrizes, produtoras e diretoras, protestaram no tapete vermelho do Festival de Cannes, pedindo direitos igualitários e o fim da discriminação de gênero na indústria.
Divulgação/Getty Images

Pelo Brasil

Outros brasileiros que fizeram holofotes levantando pautas políticas foram Kleber Mendonça Filho e Juliano Dorneles, de "Aquarius". Em 2016, a equipe passou por Cannes protestando contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
REUTERS/Yves Herman

Até no Oscar!

Em 2020, foi a vez de Petra Costa e a companhia de "Democracia em Vertigem" fazerem o mesmo durante o Oscar. Dessa vez, pedindo respostas sobre o Caso Marielle e criticando a invasão de terras indígenas.
Getty Images

Pelas mulheres (II)

Falando em Oscar, no mesmo ano, a atriz Natalie Portman usou um sobretudo com os nomes de várias diretoras bordados na peça. A manifestação era contra o histórico da Academia de priorizar diretores homens nas indicações.
UOL

Enquanto isso, na França...

Poucos causam como eles. A atriz Corinne Masiero subiu ao palco do César Awards 2021 usando uma fantasia de um burro, pingando sangue (falso) e depois ficou nua. No seu corpo, ela escreveu a frase: "Sem cultura, sem futuro." E foi bastante aplaudida.
Reprodução
Publicado em 03 de setembro de 2021.