Jornalista foi demitido

As declarações negacionistas de Alexandre Garcia antes de cair na CNN

Alexandre Garcia foi contratado pela CNN Brasil em julho do ano passado. Jornalista fez carreira na TV Globo e mostrava pautas favoráveis ao governo Bolsonaro. Ontem, ele foi demitido por defender o tratamento precoce contra covid
Divulgação
Em 2015, ele criticou as cotas raciais -- mecanismo que mitiga a desigualdade social no Brasil, um país de maioria negra -- dizendo que "Brasil não era racista até criarem as cotas". Já em 2017, Garcia ironizou os esforços da comunidade internacional para retardar ou reverter os efeitos da crise climática.
Divulgação
No mesmo 2017, o ex-Global "deu de ombros" sobre o relato de estupro na infância de Jane Fonda. Depois foi a vez de questionar o termo "feminicídio", o assassinato de mulheres especificamente por questões de gênero.
Gabriel Cardoso/SBT

Cloroquina

Já na CNN, Garcia fez apologia à cloroquina, que não tem eficácia comprovada contra a covid-19. Ele disse que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), infectado na ocasião, era "a comprovação científica de que o uso da hidroxicloroquina dá certo".
Reprodução

Cooroquina novamente

Teve mais exaltação à cloroquina em agosto, mas Garcia foi rebatido pelo âncora Rafael Colombo. Após o jornalista insistir numa eficácia nunca comprovada contra a covid-19, Colombo refutou e lembrou da morte do amigo e colega José Paulo de Andrade, da rádio Bandeirantes. A discussão gerou um mal estar ao vivo.
Reprodução/CNN

Defendendo medida de Bolsonaro

O jornalista defendeu a ameaça do presidente Bolsonaro de baixar um decreto em maio contra medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos. Ele disse que Bolsonaro cumpria a Constituição federal ao garantir o direito de ir e vir -- a Constituição também garante a autonomia das três esferas (municipais, estaduais e federal). Garcia e Colombo discutiram mais uma vez após o comentário.
Reprodução/Twitter

Chacina do Jacarezinho foi 'exitosa'

O programa seguiu com Alexandre Garcia, tanto que ele elogiou a ação policial na qual agentes da Polícia Civil do Rio mataram 27 civis na favela do Jacarezinho, mesmo com documentos mostrando indícios de execução e desfazimento da cena do crime no local onde ocorreram mais mortes. Para ele, a ação foi "bem planejada"
Reprodução/Instagram

Jovens e vacinas

Em junho, Alexandre Garcia chegou a dizer na CNN que jovens "não precisariam tomar a vacina [contra a covid-19] segundo as estatísticas". Ele foi desmentido por comunicado lido ao vivo na CNN Brasil.
Reprodução/Instagram

Prevent Senior

Garcia voltou a insistir e comentou sobre as denúncias contra a operadora de saúde Prevent Senior, afirmando que os "remédios sem eficácia comprovada salvaram milhares de vidas.". Ao final da participação do jornalista no quadro, a apresentadora Elisa Veeck desmentiu a fala. Essa foi a gota d'água para o jornalista ser demitido.
Reprodução/Instagram
Publicado em 25 de setembro de 2021.