De gelar a espinha

As 7 principais vilãs de Gilberto Braga

Por Fernanda Talarico

Gilberto Braga morreu aos 75 anos e deixou um legado de sucesso na TV. Entre diversos personagens, as novelas do autor chamavam a atenção pelas maldosas e icônicas vilãs. Marcantes na carreira do escritor, Splash separou 7 figuras criadas por ele que dão frio na espinha até hoje.
Divulgação/Globo

Norma Pimentel, em 'Insensato Coração'

Interpretada por Glória Pires, a técnica em enfermagem era viúva e sem filhos. Ela se apaixonou por Léo (Gabriel Braga Nunes) e acabou sendo presa injustamente por causa dele. Ao sair da prisão, prometeu se vingar do ex-amante.
TV Globo

Laura Prudente da Costa, em 'Celebridade'

A invejosa personagem foi vivida por Cláudia Abreu. Ela se aproximou de Maria Clara Diniz (Malu Mader) e conseguiu até mesmo um emprego na produtora da ex-modelo. No entanto, tudo era um plano para destruir a poderosa personagem, quem Laura culpava pela pobreza da família.
Gianne Carvalho/Divulgação/TV Globo

Idalina Menezes de Albuquerque Silveira, de 'Força de um Desejo'

Interpretada por Nathalia Timberg, Idalina foi a vilã da última novela de época escrita por Gilberto Braga. No entanto, diferente das outras malvadas criadas pelo autor, esta era principalmente atrapalhada, mas também sem escrúpulos e bastante dissimulada.
TV Globo

Yolanda Pratini, em 'Dancin' Days'

Vivida por Joana Fomm, Yolanda era casada com Horácio (José Lewgoy), mas se sentia infeliz com o relacionamento. Ela criava a sobrinha Marisa (Gloria Pires), mas sentia inveja da relação dela com a irmã Júlia (Sônia Braga).
TV Globo

Taís, de 'Paraíso Tropical'

Na novela, Alessandra Negrini interpretou as gêmeas Taís e Paula. A vilã desejava destruir a vida da irmã e se tornar muito rica. Ela vendia jóias e se dizia representante de um designer gringo, mas que na realidade foi criado por ela mesma.
TV Globo

Maria de Fátima, em 'Vale Tudo'

Glória Pires figura a lista pela segunda vez e, agora, por sua participação em 'Vale Tudo', quando interpretou a Maria de Fátima, a primeira vilã da carreira da atriz. Tida como falsa e arrogante, a personagem fez de tudo para conseguir a tão almejada ascensão social.
Reprodução/ TV Globo

Odete Roitman, em 'Vale Tudo'

É impossível falar de vilãs brasileiras e não lembrar de Odete Roitman, eternizada por Beatriz Segall. Muito rica e uma pessoa odiada por todas, o seu assassinato parou o Brasil e mistério de quem a matou foi um dos assuntos mais comentados na época.
Reprodução/ TV Globo
Publicado em 27 de outubro de 2021.