Vou ver e te aviso

Os projetos de Kanye West que ficaram só na promessa

Por Guilherme Lucio da Rocha

O mundo todo está aguardando o lançamento de "Donda", álbum prometido por Kanye West, que tinha lançamento previsto para a última sexta-feira (23).
Reprodução/Instagram Kanye West
Mas atrasar lançamentos não é uma novidade na carreira do artista. E se Kanye tem um histórico de álbuns que atrasaram ou ficaram na gaveta, a fama de "enrolador" vai além da música.
GIPHY
O cantor tem uma lista de projetos que foram anunciados e viraram apenas um sonho. Confira alguns deles:
Getty Images

Turnê com Lady Gaga

Em 2009, a cantora Lady Gaga deu uma série de entrevistas falando sobre sua admiração por Kanye West e indicando que os dois realizariam uma turnê juntos. O projeto ganhou até nome: Fame Kills Tour.
Getty Images
Mas a turnê não saiu do papel. A empresa responsável por promover o evento chegou a emitir um comunicado, mas não detalhou o porquê do cancelamento. Rumores apontavam que o motivo foi a treta envolvendo Kanye e Taylor Swift no VMA daquele ano.
GIPHY

O game do West

Kanye West também é fã de jogos eletrônicos e decidiu criar seu próprio game. O artista ajudou no desenvolvimento um jogo que seria baseado na trajetória da sua mãe, Donda West.
GIPHY
Até 2017, Kanye batia o pé na ideia do jogo, que estaria disponível para iPhone e tinha o nome de "Only One". Segundo a produtora do jogo, a ideia estava parada desde 2016, pois o cantor "tinha outras prioridades".
Marc Piasecki/GC Images

Marca de roupas

Além da carreira na música, Kanye West é conhecido pela linha de roupas e os tênis Yeezy, assinados por ele em parceria com a Adidas. Mas o cantor já sonhou em ter sua própria marca no mundo da moda: a Pastelle.
Reprodução
Com nomes como o badalado estilista Virgil Abloh, o projeto de Kanye era ter uma marca de roupas e acessórios, como óculos de sol. A ideia, que nasceu em meados de 2007, até foi para frente, mas não vingou para além de poucas peças exclusivas.
Reprodução/Instagram

Série na TV

O multi-artista Kanye West também já atacou de roteirista. "Alligator Boots" (ou botas de jacaré, na tradução literal) foi uma ideia de esquete de humor que surgiu em 2007.
Divulgação
Tida como "genial", a série contava com Jordan Peele ("Corra" e "Nós") na equipe, mas acabou não vingando. Quem participou do projeto, disse que o esboço era fantástico, mas que "foi melhor ter ficado assim, como uma lenda urbana".
GIPHY

Álbuns na gaveta

Kanye pode ter vários projetos por aí, mas se tem uma coisa que ele sabe mesmo é anunciar álbum que nunca chega. Seja cantando ou produzindo, a lista de trabalhos que ficaram só na promessa é grande.
GIPHY
O primeiro da lista é "Good-Ass Job", que chegaria logo após seu 3º álbum de estúdio, "Graduation". Mais recentemente, ele prometeu "Yeezus 2", mas a sequência também não chegou. Também está no currículo de promessas do artista um álbum em parceria com Drake.
Reprodução
Publicado em 28 de julho de 2021.