"Cancelada"

Agressão, estupro e suicídio: os segredos do livro de Viih Tube

Por Daniel Palomares

Cancelada

Eliminada do "BBB" com 96% dos votos e já tendo enfrentado as consequências do temido cancelamento nas redes sociais antes do reality, Viih Tube decidiu compartilhar experiências delicadas em seu livro "Cancelada".
Reprodução/Instagram

O outro lado

Todos conhecemos a Viih Tube jogadora do "BBB" ou a pegadora da Farofa da Gkay, mas o livro traz histórias e experiências muito mais intensas e pesadas que a influencer de apenas 21 anos viveu. Splash selecionou os principais trechos.
Reprodução Instagram

Bullying

Viih Tube conta que ainda na infância passou a tomar injeções mensais para atrasar a chegada da primeira menstruação. As mudanças hormonais eram alvo de chacota dos colegas, assim como sua carreira no Youtube.
Reprodução/Instagram

Aos nove anos, já sofria com os comentários sobre meu corpo. Ter um canal era motivo de chacota. No recreio, lanchava sozinha, com medo de ser alvo de risinhos. Era terrível

Viih Tube em "Cancelada"
Arte UOL

Foto íntima

O vazamento de uma imagem íntima ao lado do primeiro namorado quando tinha somente 14 anos também intensificou o julgamento dos colegas e da internet.
Reprodução/Instagram

Esse episódio me traumatizou profundamente. Senti uma decepção profunda. Fizeram memes machistas, me julgando. Ali estava eu, tendo a minha intimidade exposta pelo meu príncipe encantado. Mais uma desilusão.

Viih Tube
Arte UOL

Agressão

O infame episódio em que gravou um vídeo cuspindo na boca de um gato gerou a maior onda de rejeição e ódio que Viih Tube tinha recebido até então. Ela deixou de ir à escola, era xingada por todos os lugares e acabou sofrendo uma agressão física quando decidiu sair de casa.
Reprodução/Instagram

Passei por um homem que partiu para cima de mim, me deu uma rasteira e me chutou quando já estava no chão. Até hoje penso no que poderia ter acontecido se não tivesse conseguido correr.

Viih Tube
UOL

Só eu sei como foi difícil passar por isso. Pedi desculpas, me humilhei, chorei, implorei o perdão das pessoas, mas nada adiantou. Até hoje não consigo falar sobre esse assunto sem sentir vergonha e vontade de chorar.

Viih Tube
Arte UOL

Abuso

No livro, Viih Tube relata que, quando ia perder sua virgindade, durante uma festa dentro de sua própria casa, foi vítima de abuso sexual por um dos convidados e resgatada pelo namorado da época.
Reprodução/Instagram

Eu lembro das mãos dele segurando as minhas, para impedir que eu me soltasse, de ele tentando tirar minha roupa e me beijar, dizendo para eu não gritar. Meu namorado ouviu e conseguiu tirar o garoto de cima de mim antes que o pior acontecesse.

Viih Tube
Arte UOL

Estupro

Durante uma viagem, aos 16 anos, Viih enfrentou uma situação ainda mais traumática ao ser forçada a transar com um garoto que conheceu no passeio. Ela relata a culpa e a vergonha que sentiu ao passar por aquilo.
Reprodução/Instagram Viih Tube

Disse "não" diversas vezes, mas não foi suficiente. Fui estuprada. Mesmo sabendo que tentei evitar, me culpava por não ter feito nada além de empurrá-lo. Até hoje, sou obrigada a conviver com o homem que me estuprou, porque trabalhamos no mesmo meio, o que me dá calafrios.

Viih Tube
Arte UOL

Tentativa de suicídio

Após o episódio da agressão e os outros cancelamentos que enfrentou, Viih Tube pensou em dar fim à própria vida e tentou o suicídio duas vezes. Foi a atitude drástica que a despertou para buscar ajuda através da terapia.
Reprodução/Instagram

Estava em pânico e achava que não tinha mais nada a perder. Era como se nada importasse mais. Achava que, se eu morresse, as coisas seriam melhores para todos. Parei no meio do processo, não tive coragem. Desisti de desistir.

Viih Tube
Arte UOL

BBB

Viih Tube acredita que a participação no reality foi crucial para que ela pudesse se sentir mais confortável sendo ela mesma, aceitando seus defeitos e qualidades e parando de se preocupar com a opinião dos outros.
Reprodução/TV Globo

Não me arrependo de nada que fiz lá dentro. Acho que hoje me conheço e me aceito melhor do que antes. Entendi que tenho muitos defeitos, mas que não preciso escondê-los. Podem me chamar de jogadora, falsa, estrategista. Além de tudo isso que dizem de mim, eu agora também sou livre.

Viih Tube
Arte UOL

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda no CVV e os CAPS da sua cidade.

O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil
Arte UOL

Ao presenciar um episódio de agressão contra mulheres, ligue para 180 e denuncie!

É possível realizar denúncias pelo número 180 — a Central de Atendimento à Mulher, que funciona em todo o país e no exterior, 24 horas por dia. A ligação é gratuita. O serviço recebe denúncias, dá orientação de especialistas e faz encaminhamento para serviços de proteção e auxílio psicológico. O contato também pode ser feito pelo WhatsApp no número (61) 99656-5008. A denúncia também pode ser feita pelo Disque 100, que apura violações aos direitos humanos. Há ainda o aplicativo Direitos Humanos Brasil e a página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Vítimas de violência doméstica podem fazer a denúncia em até seis meses. Caso esteja se sentindo em risco, a vítima pode solicitar uma medida protetiva de urgência.
Arte UOL
Publicado em 13 de dezembro de 2021.