'A Sociedade da Neve': por que xixi dos sobreviventes ficou preto?

Por Giacomo Vicenzo

No filme "A Sociedade da Neve", inspirado no acidente real de 1972, os passageiros sobreviventes do desastre nos Andes enfrentam a escassez de comida e água em meio à neve.

Netflix/Divulgação

Viver em condições extremas faz o corpo ter reações severas. Em uma das cenas do filme, por exemplo, os personagens se espantam ao notar que a urina está muito escura.

Reprodução/Netflix

Essa é uma condição chamada de rabdomiólise, que acontece quando há a liberação de uma substância chamada mioglobina, presente nos músculos.

Netflix

Ela pode surgir em situações em que o corpo está exposto a condições severas, como:

Neflix
  • Exercícios extenuantes;
  • Desidratação severa;
  • Lesões musculares;
  • Lesões por choque elétrico;
  • Edemas;
  • Uso de drogas, como heroína.
Netflix/Divulgação

Qualquer situação que leve a uma destruição das células musculares pode levar a esse tipo de condição.

Quim Vives/Netflix

Isso pode acontecer com maratonistas e em treinos muito severos de exército, por exemplo.

Netflix/Divulgação

No caso do filme, os passageiros passam por um longo período sem se alimentar ou beber água, o que possivelmente tenha levado os sobreviventes a experimentar uma desidratação severa.

Reprodução/Netflix

Na obra que retrata a tragédia nos Andes, a perda de potássio pela desnutrição e desidratação, com grande perda de eletrólitos, pode ter causado a condição.

Neflix

As grandes complicações estão justamente ligadas à urina escurecida. Em contato com os rins, essa substância liberada causa uma lesão renal.

Netflix/Divulgação

A lesão renal e a condição acometem o sistema urinário, aumentando os níveis de toxina no corpo e podendo levar a mais complicações, como arritmias cardíacas e, em casos mais graves, o colapso de outros órgãos.

Netflix/Divulgação

A desidratação e falta de alimentação trazem distúrbios severos que lesam o rim. Após um período muito longo sem nenhuma hidratação, o paciente terá uma insuficiência renal, levando-o ao óbito.

Quim Vives/Netflix

O tratamento é realizado com base nas consequências que a doença deixou. Os pacientes geralmente ficam internados e são tratados com reposição de fluidos e suporte intensivo ou semi-intensivo.

Neflix
Publicado em 17 de janeiro de 2024.