'Infiltrado na Klan' e mais

5 filmes para conhecer Spike Lee

Por Beatriz Amendola

Spike Lee, um dos mais importantes diretores americanos em atividade, foi citado por Tiago Leifert no "BBB 21", no discurso sobre racismo direcionado a Rodolffo. E com razão!
Frazer Harrison/Getty Images
As obras do cineasta têm muito a dizer sobre a vivência de pessoas negras e o que vem com elas ?inclusive o preconceito.
giphy
Mesmo fora das telas, Spike Lee nunca evitou os temas difíceis. Ao ganhar seu primeiro Oscar, em 2019, ele fez um discurso poderoso, com críticas ao então presidente americano Donald Trump.
David Crotty/Patrick McMullan via Getty Images

Diante do mundo nesta noite, eu elogio meus antepassados que construíram esse país. Estamos em um momento poderoso. A eleição presidencial de 2020 está logo ali. Vamos nos mobilizar, vamos todos ficar no lado certo da história.

Spike Lee, no Oscar 2019
Kevin Winter/Getty Images

Quer conhecer mais?

giphy

Infiltrado na Klan

Também foi citado por Leifert no BBB. O filme conta a história real de um policial negro, Ron Stallworth, que nos anos 1970 se passa por um branco para conseguir informações sobre a Ku Klux Klan.
giphy
A história escancara o racismo sofrido por Ron, o primeiro negro da polícia local, e faz um link bem direto com manifestações racistas que ocorreram nos Estados Unidos nos últimos anos. Está disponível no Amazon Prime Video.
Divulgação

Faça a Coisa Certa

Foi o filme que tornou Spike Lee reconhecido, em 1989. Ele mostra a escalada de tensões raciais em uma vizinhança do Brooklyn, em Nova York, até a culminação em um ato de violência. Mais atual do que nunca. Disponível no Telecine.
giphy

Malcolm X

O diretor fez uma biografia do ativista afro-americano, um dos nomes mais importantes na luta antirracista dos EUA. O protagonista foi interpretado por Denzel Washington, que recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator em 1993. Disponível no Amazon Prime Video.
Divulgação

Ela Quer Tudo

A comédia dramática acompanha Nola, uma designer que está envolvida com três "contatinhos". O filme é considerado um marco na representação de homens e mulheres negros nas telas, já que os mostra como pessoas bem-sucedidas ?o que infelizmente não é a regra em Hollywood.
Divulgação
Em 2017, Spike Lee fez uma série baseada no filme. Os dois podem ser vistos na Netflix.
giphy

Destacamento Blood

É o filme mais recente de Lee, e um dos últimos estrelados por Chadwick Boseman, o astro de "Pantera Negra". Ele acompanha quatro homens afro-americanos, veteranos da Guerra do Vietnã, que retornam ao país décadas depois para buscar os restos mortais de seu comandante. Está na Netflix.
Reprodução
Publicado em 07 de abril de 2021.