Topo

Caipirinha lilás? Irina Cordeiro ensina versões diferentonas do drinque

De Nossa

04/02/2021 04h00

É dia de estreia em Nossa! Direto da Casa UOL de Verão, a chef Irina Cordeiro apresenta Refresco, o programa que traz os melhores drinques para dar aquele up na estação mais quente do ano.

Solar e divertida como só ela, a potiguar reúne seu conhecimentos de cozinheira, sommelier e mixologista para criar coquetéis arretados e explicar o passo a passo das receitas para você fazer em casa. Tudo acompanhado de boas doses de humor e história, claro.

irina cordeiro - programa refresco  - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
A chef Irina Cordeiro ensina os drinques para o verão no novo programa Refresco
Imagem: Mariana Pekin/UOL

No episódio de estreia, Irina une nossa brasileiríssima caipirinha a um ingrediente também querido em todo o país (e especialmente no Nordeste, a terra da chef): a rapadura. Ela dá um toque mais adocicado e caramelado ao drinque, preparado na versão "caipIrina" com dois tipos de limão: siciliano e taiti.

E não para por aí. Irina também ensina a fazer uma caipirinha com tons diferentes, que pode ir do lilás ao azul-turquesa. Isso mesmo. E sem usar qualquer tipo de corante artificial.

O ingrediente responsável pela tonalidade diferente é a clitória, também conhecida como feijão borboleta, uma PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) que extrai muito pigmento de tudo com que ela entra em contato.

clitoria - refresco - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Basta uma infusão da clitória com cachaça para dar um colorido especial ao drinque
Imagem: Mariana Pekin/UOL

A chef ensina no programa a infusionar a clitória com a cachaça para preparar a caipirinha. "A mesma técnica pode ser utilizada com hibisco e até com beterraba, que também fica maravilhoso", diz Irina.

Anote aí!

Tem novo episódio de Refresco toda sexta-feira no portal e no Youtube de Nossa. Você também pode ver conteúdos extra no Instagram de Nossa e participar postando seus melhores drinques com a hashtag #Refresco.

Quer mais sabores regionais? Na série Tá bom demais! Irina Cordeiro ensinou delícias nordestinas como a tapioca rendada com leite condensado, a carne de sol e a sobremesa cartola. Bora maratonar!