Topo

Mel é segredinho na receita de ketchup caseiro cheio de sabor

Mais Gastronobásico
1 | 25

Salted Caramel

Colaboração para Nossa

30/01/2021 04h00

Quem disse que ketchup precisa ser industrializado? A receita de hoje do Gastronobásico, a série de Nossa que ensina o básico para cozinheiros de primeira viagem, prova que você pode fazer em casa um ketchup mais gostoso e saudável.

O purê de tomate recebe ingredientes que garantem o sabor agridoce do condimento, como o vinagre de vinho branco, o açúcar mascavo, os cravos, entre outros. E tem um segredinho: acrescentar mel nesta receita.

ketchup caseiro - Salted Caramel/UOL - Salted Caramel/UOL
Imagem: Salted Caramel/UOL

O preparo não é difícil e você pode colocar o ketchup em vidros higienizados e herméticos para ter sempre à mão na geladeira para incrementar seus hambúrgueres, sanduíches, batatas fritas e — por que não? — pizzas.

Vamos combinar?

Para fazer bonito à mesa, recomendamos acompanhar o ketchup caseiro com as batatas hasselback, que já ensinamos por aqui.

O diferencial delas é o corte em leque ou sanfona que, depois levadas ao forno, viram um prato que parece saído da cozinha profissional de um restaurante. Confira:

Tudo artesanal

Outros condimentos tradicionais dos burguers também podem ser feitos em casa com seu tempero especial. O que acha de servir também uma maionese e um molho barbecue feitos por você: