Topo

Como fazer sardela, receita simples e saborosa para servir como antepasto

Mais Gastronobásico
1 | 25

Salted Caramel

Colaboração para Nossa

05/12/2020 04h00

Sardela é um antepasto de sabor forte e saboroso preparado a base de pimentões, alho, pimenta calabresa e aliche ou sardinhas — que, aliás, deram origem ao nome, já que em italiano são as sardellas.

Há autores que defendem que a sardela como conhecemos por aqui é uma receita brasileira. Outra vertente acredita que é uma "prima" de um antepasto típico que surgiu na comuna de Crucoli, na Calábria, sul da Itália, e chegou em terras tupiniquins com o contingente de calabreses que se estabeleceram no Brasil e adaptaram o preparo com ingredientes nacionais.

Origem à parte, a sardela popularizou-se como uma entradinha perfeita para servir com pães e torradas, acompanhada de vinho ou cerveja. Quer ir além? O creme também pode ser transformado em um potente molho de macarrão.

No episódio de hoje de Gastronobásico, ensinamos o passo a passo de uma receita base, mas você pode adaptá-la a seu gosto — há até versões vegetarianas. A sardela pode ser guardada na geladeira, em vidro fechado, por até 30 dias.

Vamos combinar?

Para deixar sua mesa de antepastos mais completa para receber os amigos, selecionamos mais três receitas de Gastronobásico qua vão ajudá-lo nessa tarefa.

Entre os molhos para servir com pães e legumes cortados em palito, tem a clássica maionese caseira (que você pode complementar com ervas ou temperos da sua preferência) e o barbecue. O pão de alho preparado na frigideira e depois cortado em quadradinhos também a boa opção para petiscar.