Topo

Como fazer molho barbecue caseiro para carnes, burgers e petiscos

Mais Gastronobásico
1 | 25

Salted Caramel

Colaboração para Nossa

13/11/2020 17h37

Ele é um hit na cozinha norte-americana. Churrasqueiros experientes da terra do Tio Sam guardam a sete chaves receitas secretas do seu molho barbecue, que pincelam sobre costelinhas, barrigas de porco e asinhas de frango.

Versátil, a receita permite a inclusão de especiarias ao gosto do cozinheiro. No episódio Gastrobobásico de hoje, ensinamos uma opção para guiá-lo nos primeiros preparos do barbecue. Com a técnica e o paladar treinados, vale inventar a partir dessa base sua própria versão — e tirar onda do segredo como o pessoal dos EUA.

O sabor adocicado do molho faz match perfeito com o defumado de carnes assadas na grelha. Porém, o barbecue já migrou para os preparos no forno e também faz sucesso em sanduíches e na montagem de hambúrgueres potentes, além de ser uma delícia para mergulhar batatas fritas e petiscos.

O molho pode ser armazenado e consumido por mais tempo. Para isso, é importante colocá-lo em frascos higienizados e com tampa com boa vedação. É preciso esperar esfriar para levar à geladeira.

Para ficar craque nos molhos

No Gastronobásico, já ensinamos outros molhos conhecidos da culinária para combinar com pratos que vão desde ovos beneditinos e peixes a churrascos:

Bolonhesa clássico

Molho bechamel

Molho de tomate

Molho holandês

Maionese caseira