Topo

Como fazer molho à bolonhesa encorpado, perfeito para talharim e lasanhas

Mais Gastronobásico
1 | 25

Salted Caramel

Colaboração para Nossa

07/11/2020 04h00

Cenoura, cebola, salsão, leite e vinho. Esses ingredientes não constam no preparo do seu molho à bolonhesa? Pois vale experimentar. Eles fazem parte da receita original italiana, da cidade de Bolonha, que inclui ainda o tomate pelado — mas com bastante moderação, diga-se.

Hoje, o Gastronobásico, série de Nossa com os básicos da cozinha, ensina a receita clássica, que, bem encorpada, combina especialmente com massas chatas, como o taglietelle e o talharim, e no preparo de lasanha.

Mas e aquele bolonhesa bem vermelho e tomatudo que muitas vezes vemos? Fora da Itália, convencionou-se usar o nome para designar o molho com carne moída e forte base de tomate. Porém, este está mais próximo do molho napolitano, típico de regiões mais ao sul da Itália e cuja estrela é o fruto.

Além da receita original, no vídeo você vai aprender como picar os vegetais em brunoise, corte da culinária francesa que os deixa em pedacinhos pequenos e regulares ideais para praticamente "desaparecer" durante o preparo do molho e incorporar bem à carne.