Topo

Moqueca "fake" de camarão fica pronta em 30 minutos; aprenda receita

Mais Brasil com Zeca
1 | 25

Do UOL, em São Paulo

19/10/2020 04h00

No programa Brasil com Zeca, o apresentador bateu um papo com o chef Thawã Calixto, de Maceió (AL) enquanto preparavam uma moqueca "fake" de camarão no quadro Brasil Cozinha Comigo.

Desde que fez o seu primeiro bolo, aos 9 anos, Thawã é apaixonado pela cozinha. Porém, antes de se entregar de vez à essa paixão, ele cursou Engenharia de Alimentos e Biomedicina. Foi só durante a sua segunda faculdade que o hobbie se transformou em profissão: ele começou a cozinhar no bar de um amigo.

Depois de ter estudado Gastronomia durante dois anos em Maceió, Thawã estagiou no restaurante Maní, da chef Helena Rizzo, em São Paulo. Em seguida, teve a oportunidade de morar durante três meses na Espanha, onde trabalhou no restaurante Eneko, em Bilbao, dono de uma estrela pelo guia Michelin.

O chef Thawã Calixto foi o convidado do quadro Brasil Cozinha Comigo Imagem: Divulgação

Em 2019, em parceria com o seu irmão, o chef abriu o foodtruck Olli Cozinha. Sua proposta é servir na rua uma comida que as pessoas só esperariam encontrar dentro de um restaurante. Inspirado nos ingredientes da estação, o menu do muda a cada três meses e sempre contém pratos descomplicados para os clientes "comerem bem de forma rápida".

Um prato que exemplifica a proposta do Olli Cozinha é a sua reinterpretação da moqueca de camarão, que ensinou para Zeca Camargo no programa.

Uma moqueca tradicional levaria horas para ser preparada. Já a do Thawã fica pronta em cerca de 30 minutos graças a uma descomplicação das técnicas tradicionais. Ele explica a razão do nome:

Parece uma moqueca, mas não é. É camarão com um molho que traz todos os sabores da moqueca"

Anota aí!

Brasil com Zeca vai ao ar todo domingo, às 12 horas. Você pode acompanhar o programa no Youtube de Nossa, na home do UOL e no Facebook e no Twitter do UOL.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Moqueca "fake" de camarão fica pronta em 30 minutos; aprenda receita - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Brasil com Zeca