Topo

Botânico transforma apê em floresta com 1.200 plantas e espécies raras

Mais Brasil com Zeca
1 | 25

De Nossa

13/10/2020 04h00

Se você virou #paideplanta ou começou sua urban jungle nesses tempos, sabe o trabalho que dá cuidar de plantas. Imagine morar com 1.200 espécies em uma selva feita por você?

Samuel Gonçalves é doutor em Botânica, youtuber no canal Um Botânico no Apartamento e coleciona plantas desde 12 anos de idade. Ele contou a história de sua floresta particular em um bate-papo com Zeca Camargo no quadro Eu que fiz na estreia do programa Brasil com Zeca.

Ele e o marido Brendo dos Reis gastam uma hora por dia cuidando da floresta que toma conta de seu apartamento em Belo Horizonte (MG), feita por eles. Sob a sombra de um pergolado se concentram as folhagens da família das Aráceas. Ao sol forte eles expõem mais de 500 suculentas — dê play e veja as mais raras.

Aliás, quer um segredo do botânico? Vai aí um "antiestresse" para animar qualquer planta: misture 1 colher de sopa de água oxigenada (10 vol) com 250 ml de água e borrife na terra e nas folhas, se elas estiverem com fungos. "Essa solução tem vários benefícios e elas ficam superfelizes", diz.

Anota aí!

Brasil com Zeca vai ao ar todo domingo, às 12 horas. Você pode acompanhar o programa no Youtube de Nossa, na home do UOL e no Facebook e no Twitter do UOL.