Topo

Para inovar no milho cozido, aprenda receita com queijo, coentro e páprica

Irina Cordeiro

Colaboração para Nossa

25/06/2020 04h00

Ele é o rei do São João! O milho sustenta a economia do campo por toda uma estação e traz a felicidade à mesa principalmente nessa época de festas juninas.

O programa Tá bom demais! de hoje é uma ode ao "grão mestre" do Nordeste. A chef Irina Cordeiro ensina a receita do milho amostrado. Sim, é o velho e bom milho cozinho, mas com toques especiais de páprica, coentro e queijo parmesão.

Irina cordeiro milho amostrado - Nossa/UOL - Nossa/UOL
Irina Cordeiro e seu milho amostrado: Tá bom demais!
Imagem: Nossa/UOL
Além de dar o passo a passo de como preparar, Irina fala da importância desse ingrediente na sua família e também na tradição nordestina. Uma relação tão forte bem-descrita na música "Festa do Milho", composta por Lucy Alves, que dá uma palhinha neste episódio:

O sertanejo festeja
A grande festa do milho
Alegre igual a mamãe
Que ver voltar o seu filho

Em março queima o roçado
A dezenove ele planta
A terra já está molhada
Ligeiro o milho levanta

Dá uma limpa em abril
Em maio solta o pendão
Já todo embonecado
Prontinho para São João

O Festejo de Nossa

O programa Tá bom demais! faz parte de Festejo - uma celebração às tradições, raízes e brasilidades. É a nova temporada de Nossa que chega sob o comando de Lucy Alves.

Como curadora convidada, ela nos ajudou a eleger este tema e as reportagens especiais e a websérie que você confere aqui em www.uol.com.br/nossa, no YouTube e nas redes sociais de @nossa_uol (Instagram, Facebook e Twitter).

Quer aquecer o coração ao som do repente e forró? Veja a apresentação de Festejo: