Topo

Temporada

Festejo

Uma celebração às tradições, raízes e brasilidades, com curadoria da cantora e atriz Lucy Alves

Festejo: nova temporada de Nossa celebra as tradições e raízes juninas

Eduardo Burckhardt

Editor-chefe de Nossa

11/06/2020 04h00

As festas juninas deste ano não serão como as outras. As barraquinhas de quitutes, os sanfoneiros, as quermesses, as bandeirinhas ao vento, as fogueiras ardendo em brasa, as quadrilhas — das festas nas escolas aos megaespetáculos no Nordeste do Brasil. Todas essas tradições que aquecem nosso ideário nos meses de junho e julho, agora serão reinventadas, adaptadas às lives e ao arraial em casa. Como? Nossa te convida a descobrirmos juntos.

Seja bem-vindo a Festejo - uma celebração às tradições, raízes e brasilidades. É a nova temporada de Nossa que chega sob o comando da cantora e atriz Lucy Alves. Como curadora convidada, ela nos ajudou a eleger este tema e as reportagens especiais e websérie que vocês verão em www.uol.com.br/nossa, no YouTube e nas redes sociais de @nossa_uol (Instagram, Facebook e Twitter).

A escolha de Lucy não foi por acaso. As festas juninas permeiam sua memória afetiva e trajetória, marcada pelas apresentações nas festas de São João em Itaporanga, no sertão da Paraíba, quando dividia o palco com as irmãs e o pai à frente do grupo Clã Brasil (confira na reportagem especial). "É uma oportunidade de reviver e deixar marcada minha história e de apresentar para parte do Brasil as tradições do Nordeste", diz Lucy. "Minha região e a minha família, para mim, são motivo de orgulho e identidade".

No menu deste Festejo, não poderiam faltar os quitutes tradicionais da festa mais querida do Brasil — Carnaval, desculpe, mas é difícil encontrar quem não goste de São João. E estreamos o cardápio com a websérie culinária "Tá bom demais!", apresentada pela chef Irina Cordeiro, ex-participante do Masterchef Profissionais.

O programa traz receitas dos festejos e vai além, apresentando tradições e histórias do Nordeste brasileiro, terra natal da apresentadora, e bate-papos com Lucy Alves, que divide com Irina essa identidade arretada. "É um resgate da culinária afetiva e familiar, de nossas memórias mais queridas em torno da mesa", diz a chef.

Para abrir essa grande festa, vale até ensaiar um repente — esse improviso cantado que só o nordestino sabe recitar: "Vamos falar de lembranças das festas de São João, e matar essa vontade ao clique de um botão".