Topo

Milão, na Itália, terá festival dedicado aos gatos

Amantes de felinos vão encontrar uma programação especial na Itália - Getty Images
Amantes de felinos vão encontrar uma programação especial na Itália Imagem: Getty Images

da ANSA, em Roma

08/02/2018 10h53

Após a disseminação de cafés que permitem a entrada de gatos, a Itália terá um festival dedicado exclusivamente aos felinos, batizado de "La Città dei Gatti" ("A Cidade dos Gatos", em tradução livre).

O evento terá início em 17 de fevereiro, data em que se comemora o "Dia Nacional do Gato", e irá até 31 de março. As principais atrações incluem mostras, projeções e exibições de pinturas e textos que tenham os felinos como fator comum.

Veja também

O festival acontecerá em Milão, em diversos locais espalhados pela cidade. O "Wow Spazio Fumetto", por exemplo, apresentará uma mostra sobre gatos brancos e negros do mundo animado, enquanto o "Crazy Cat Cafè" exibirá um filme que poderá ser visto pelas pessoas e seus animais de estimação.

Já a livraria "Il Libbracio", uma das maiores de Milão, homenageará os gatos em encontros com autores de livros cujos personagens são felinos. Por sua vez, o Círculo de Artes e Literatura realizará debates sobre os gatos, com direito à presença de veterinários, especialistas em arte e amantes dos animais.

"O Dia Nacional do Gato" foi criado por uma associação italiana de defesa dos animais, que considera a data "internacional". No entanto, o Fund For Animal Welfare (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal) determinou que o "Dia Mundial do Gato" é comemorado em 8 de agosto.

Há diversas hipóteses para explicar a escolha da data na Itália.

Alguns dizem que é porque fevereiro é um mês regido por "Aquário" — de acordo com a astrologia, o signo possui "espírito livre", como os gatos. Mas também acredita-se que o número 17 esteja relacionado com a lenda de que "os gatos têm sete vidas".