PUBLICIDADE
Topo

Com cheiro de carne podre, maior flor do mundo é encontrada na Indonésia

Flor gigante Rafflesia tuan-mudae - BKSDA/AFP / Handout
Flor gigante Rafflesia tuan-mudae Imagem: BKSDA/AFP / Handout

03/01/2020 13h59

Os conservacionistas indonésios afirmam ter encontrado a maior flor do mundo. A gigante Rafflesia tuan-mudae, uma flor vermelha com manchas esbranquiçadas nas pétalas enormes, mede 111 centímetros de diâmetro e floresceu em Maninjau, uma área de conservação, na Sumatra Ocidental.

"Esta é a maior Rafflesia tuff-mudae conhecida", disse Ade Putra, da Agência de Conservação da Agam. Ela supera em tamanho outra da mesma espécie encontrada há vários anos nas florestas da mesma região, medindo 107 centímetros.

Com uma floração que dura apenas uma semana antes de começar a murchar e apodrecer, a flor foi nomeada Rafflesia pelo colonizador inglês Sir Stamford Raffles, que viu uma na Indonésia no início do século 19.

A espécie cresce em vários países do sudeste da Ásia, incluindo Filipinas, onde já encontraram uma com 100 centímetros de diâmetro.

A flor imita o cheiro de carne podre para atrair insetos. Mas não é a única gigante a usar este artifício. A Amorphophallus titanum indonesia, que tem forma de falo, também emite o odor desagradável e pode atingir três metros de altura.