PUBLICIDADE
Topo

O que fazer em Auckland, cidade da Nova Zelândia onde Zé de Abreu vai morar

Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia e principal porta de entrada dos turistas  - Getty Images/iStockphoto
Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia e principal porta de entrada dos turistas Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL

08/02/2020 04h00

Imagine um lugar onde as pessoas vivem a meia hora de distância de belas praias, trilhas para caminhada e uma dúzia de ilhas encantadoras. Esse destino é a Nova Zelândia, um país cercado por natureza, famoso pelo turismo radical e cada vez mais habitado por brasileiros.

Seu mais novo morador será o ator José de Abreu, que anunciou que vai deixar a França após cinco anos para viver com a esposa do outro lado do mundo. O destino escolhido é Auckland, a maior cidade do país e considerada a porta de entrada para turistas internacionais.

Conhecida como "a cidade das velas", por ter a maior quantidade de barcos per capita do mundo, o destino oferece atrações que vão desde a visita à Ilha de Waiheke, produtora de excelentes vinhos Syrah e Cabernet Sauvignon, até se aventurar em um salto de bungee jump.

Vale a pena cruzar o mundo para visitá-la? Confira 10 passeios em Auckland que provam que sim - e comece a planejar sua próxima viagem:

Sky Tower

Considerada a maior torre do hemisfério sul do planeta, com 328 metros de altura e uma incrível vista de 360 graus de Auckland, o edifício é dividido em cinco níveis. O mais famoso e querido por turistas é o quarto, onde você pode fazer o sky walk, uma caminhada pela parte externa da torre preso a cabos de aço, ou o sky jump, um bungee jump a quase 200 metros de altura.

Vista da Sky Tower, cartão postal da cidade - Divulgação - Divulgação
Vista da Sky Tower, cartão postal da cidade
Imagem: Divulgação

No terceiro, está o restaurante giratório Orbit 360° Dinning e o The Sugar Club, do aclamado chef Peter Gordon. O quinto nível é para relaxar e apreciar uma vista panorâmica de Auckland. A dica aqui é visitar no fim de tarde para acompanhar o por do sol.

O chão do segundo andar é de vidro, o que pode causar uma sensação de vertigem, mas os 38 milímetros de espessura do piso dão toda a segurança necessária. Já no primeiro andar está o Sky Lounge Café & Bar, ideal para tomar um cafezinho.

Praias da costa oeste

Para quem curte pé na areia, a costa oeste de Auckland reúne algumas das praias mais bonitas da Nova Zelândia, entre elas Piha, popular entre os surfistas, e Karekare, famosa por cenário do filme "O Piano" (1993), dirigido por Jane Campion. Há várias trilhas florestais na área. A mais curta delas leva os turistas até a Karekare Falls, cachoeira com uma queda d'água de 6 metros que termina em uma bela piscina natural ótima para mergulhos em dias mais quentes.

Praia de Piha, a mais popular entre os surfistas na Nova Zelândia - Divulgação - Divulgação
Praia de Piha, a mais popular entre os surfistas na Nova Zelândia
Imagem: Divulgação

Cones vulcânicos

A área metropolitana de Auckland repousa sobre o topo de um campo vulcânico que contém 48 cones, que você consegue enxergar de qualquer ponto da cidade. O mais proeminente deles é o Mount Eden, que está a 196 metros de altura em relação ao nível do mar e oferece uma linda paisagem panorâmica para tirar fotos.

Vista aérea do Mount Eden, mais famoso cone vulcânico de Auckland  - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Vista aérea do Mount Eden, mais famoso cone vulcânico de Auckland
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ilha de Waiheke

Conhecida como "ilha do vinho", em razão das várias vinícolas e vinhedos, é uma opção incrível para quem busca tranquilidade - e fica a apenas 35 minutos de balsa do centro de Auckland. Um passeio obrigatório é um tour para degustação de vinhos. Entre as dezenas de vinícolas que se espalham por lá, destacam-se Cable Bay, Mudbrick e Tantalus. Também na ilha, a Rangihoua Estate oferece degustação de azeites de oliva.

A ilha Waiheke é famosa pela produção de vinhos Cable Bay, Mudbrick e Tantalus - Divulgação - Divulgação
A ilha Waiheke é famosa pela produção de vinhos Cable Bay, Mudbrick e Tantalus
Imagem: Divulgação

Mercado de Ponsonby

Meca hipster de Auckland, o bairro de Ponsonby reúne diversas lojas de designers locais, bares e restaurantes. Em sua principal via, fica o Mercado de Ponsonby, ponto de encontro de moradores do bairro. Quando estiver por lá, não perca a chance de experimentar o kiwi Sungold, com recheio amarelo e bem docinho, além do famoso sorvete Hokey Pokey, de baunilha com pedaços de caramelo e favos de mel.

Restaurante em Ponsonby, a meca hipster de Auckland - Divulgação - Divulgação
Restaurante em Ponsonby, a meca hipster de Auckland
Imagem: Divulgação

Museu de Auckland

Inaugurado em 1929, tem uma bela fachada em estilo neoclássico e é uma das principais atrações turísticas da cidade. Ele reúne a coleção mais completa sobre a cultura Maori, além de uma exibição fixa que repassa as guerras que o país passou.

O Museu de Auckland preserva a história Maori da Nova Zelândia  - Getty Images - Getty Images
O Museu de Auckland preserva a história Maori da Nova Zelândia
Imagem: Getty Images

Distrito de Britomart

Considerado o principal ponto de partida dos meios de transporte da cidade, o local passou por uma transformação recente e adotou um ar mais contemporâneo. No compacto conjunto de alamedas, ruas e espaços abertos, há bares, cafés e restaurantes, além de lojas das famosas estilistas locais Kate Sylvester e Karen Walker.

O Distrito de Britomart é considerado o ponto mais moderno de Auckland - Getty Images - Getty Images
O Distrito de Britomart é considerado o ponto mais moderno de Auckland
Imagem: Getty Images

Bungee jump na ponte de Auckland

Outro cartão-postal é a ponte de Auckland, que se estende por 1.020 metros de comprimento e está a mais de 43 metros acima do nível da água. Quem tiver coragem, pode viver a aventura de saltar em um dos bungee jumps mais icônicos do mundo.

Ponte de Auckland onde turistas fazem os pulos de bungy jump - Divulgação - Divulgação
Ponte de Auckland onde turistas fazem os pulos de bungy jump
Imagem: Divulgação

Passeio de veleiro

Nada melhor para conhecer a "cidade das velas" do que um passeio de veleiro. Há diversas opções de tours, sendo que o mais procurado deles leva os turistas a bordo de barcos que participaram da competição America's Cup, a mais famosa regata do iatismo.

Passeio em barco que participou da competição America's Cup - Divulgação - Divulgação
Passeio em barco que participou da competição America's Cup
Imagem: Divulgação

Devonport

Cheio de charme e personalidade, o subúrbio histórico de Devonport fica do outro lado do porto de Auckland. São vilas coloniais de madeira construídas no final dos anos 80 e início dos anos 90. No embarcadouro, a rua principal tem construções preservadas que acomodam cafeterias e pequenas lojas de artesanato, antiguidades e artigos colecionáveis.

O subúrbio de Devonport é perfeito para quem quer algo mais tranquilo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
O subúrbio de Devonport é perfeito para quem quer algo mais tranquilo
Imagem: Getty Images/iStockphoto