Topo

Adorada pelos brasileiros, República Dominicana vai além de Punta Cana

Punta Cana? Não! É a Bahía de Las Aguilas, na República Dominicana - Dominican Republic Ministry of Tourism
Punta Cana? Não! É a Bahía de Las Aguilas, na República Dominicana
Imagem: Dominican Republic Ministry of Tourism

Mari Campos

Colaboração para o UOL

04/01/2020 04h00

Todos os anos, os brasileiros estão entre os que mais visitam a República Dominicana. A maioria ruma diretamente do aeroporto para o balneário de Punta Cana, famoso por seus inúmeros resorts all-inclusive à beira-mar. Porém, o destino caribenho mais visitado do mundo, segundo a Organização Mundial de Turismo, tem muito mais a oferecer aos turistas.

Rodeada pelo mar do Caribe ao sul e pelo Oceano Atlântico ao norte, o país tem de trilhas para praias desertas a alguns dos marcos mais antigos das Américas, de vida noturna animada a campos de golfe de classe mundial.

Fortaleza Ozama, em Santo Domingo, na República Dominicana - Dominican Republic Ministry of Tourism - Dominican Republic Ministry of Tourism
Fortaleza Ozama, em Santo Domingo, na República Dominicana
Imagem: Dominican Republic Ministry of Tourism

Apesar de pequeno, o local conta com oito aeroportos internacionais e nove zonas ecológicas diferentes. Localizada na parte oriental da ilha Hispaniola, nas Grandes Antilhas, a República Dominicana é o segundo maior país do Caribe - e um grande produtor de charutos, rum, chocolate, café, ambar e da exclusivíssima pedra autóctona larimar.

A imperdível capital

Santo Domingo, na República Dominicana - Dominican Republic Ministry of Tourism - Dominican Republic Ministry of Tourism
Santo Domingo, na República Dominicana
Imagem: Dominican Republic Ministry of Tourism

Santo Domingo, a cidade mais antiga das Américas, tem uma lista extensa de patrimônios tombados e prédios históricos, incluindo a primeira catedral do continente, a primeira universidade, fortalezas muito bem conservadas, ruelas cheias de charme, casas coloridas do período colonial e também ruínas pré-colombianas. Na Plaza de la Cultura vale visitar especialmente o Museo del Hombre Dominicano e o Museo de Arte Moderno.

Entre uma atração turística e outra, o turista ainda pode conhecer fábricas de charutos, galerias de arte, museus e incontáveis lojinhas de artesanato.

Plaza España, na República Dominicana - Dominican Republic Ministry of Tourism - Dominican Republic Ministry of Tourism
Plaza España, na República Dominicana
Imagem: Dominican Republic Ministry of Tourism

Ficar no centro histórico é o ideal para poder explorar as principais atrações turísticas da cidade a pé e com calma, além de curtir a agitada vida noturna. Hotéis como o boutique Hodelpa Nicolas de Ovando restauraram por completo antigos casarões coloniais e oferecem hospedagens cheias de charme na região.

Nos arredores da capital, vale também visitar o Parque Natural Tres Ojos, que abriga três diferentes cenotes protegidos. Ali não é permitido mergulhar, mas a beleza das águas de tons azuis impressionantes é inegável.

As estrelas do litoral

Perto de Punta Cana, a grande vedete do turismo dominicano, está Playa Blanca, que tem um dos melhores beach clubs da região. Infra-estrutura excelente para passar o dia, sem custos para quem consumir do restaurante local.

Outra opção pouco distante é rumar à deserta Playa Macao. Vazia e sem infra nenhuma, Macao é bem diferente das praias caribenhas, tranquilas e quentinhas, que fizeram a fama da República Dominicana: mais gelada e com muitas ondas, é queridinha dos surfistas.

La Romana, na República Dominicana - Dominican Republic Ministry of Tourism - Dominican Republic Ministry of Tourism
La Romana, na República Dominicana
Imagem: Dominican Republic Ministry of Tourism

La Romana é um dos mais luxuosos endereços da ilha toda, reunindo mansões de veraneio de celebridades hollywoodianas e premiados hotéis, como o imenso Casa de Campo, um hotel à beira-mar com campo de golfe profissional que é membro da Leading Hotels of the World e da Preferred Hotels. Além dos muitos restaurantes e bares do complexo - que conta também com um belo beach club -, a imensa propriedade que compõe o hotel contempla também Altos de Chávon, uma cidadela antiga que reproduz fielmente uma vila italiana medieval - e está aberta para visitantes, dia e noite, com direito a galerias, lojinhas, bares, restaurantes e um incrível anfiteatro romano.

Altos de Chavón, na República Dominicana - Dominican Republic Ministry of Tourism - Dominican Republic Ministry of Tourism
Altos de Chavón, na República Dominicana
Imagem: Dominican Republic Ministry of Tourism

É La Romana também a melhor base para quem quer conhecer a ilha Saona, um dos principais destinos turísticos da República Dominicana. Os passeios para lá partem de Bayahibe em lanchas rápidas ou grandes catamarãs pela manhã e retornam no final da tarde. A ilha, repleta de palmeiras e praias de areia branquinha, é uma das mais populares da região - mas, vale saber, costuma ficar sempre lotada. O melhor é optar por passeios privativos que param também nas piscinas naturais e no pequeno vilarejo de pescadores Mano Juan, que tem um centro de preservação de tartarugas marinhas.

Isla Saona, na República Dominicana - Dominican Republic Ministry of Tourism - Dominican Republic Ministry of Tourism
Isla Saona, na República Dominicana
Imagem: Dominican Republic Ministry of Tourism

Fora do circuito principal

Outros destinos de praia e aventura menos conhecidos dos brasileiros que vale a pena conhecer é a baía de Samaná e sua cachoeira Salto del Limón, com mais de 50 metros de altura. De janeiro a março, Samaná se converte em um santuário de baleias jubarte, recebendo até duas mil baleias que acasalam e se reproduzem ali.

Salto El Limón, na República Dominicana - Dominican Republic Ministry of Tourism - Dominican Republic Ministry of Tourism
Salto El Limón, na República Dominicana
Imagem: Dominican Republic Ministry of Tourism

Com catamarã, chega-se a Isla de Cayo, uma ilhota com praias de água cristalina e areia branquinha - e que já serviu de cenário para diversas propagandas de TV. O Parque Nacional Los Haitises é uma área protegida facilmente acessível em barco desde Samaná e concentra manguezais e cavernas de pedra calçaria cobertas de arte taína.

Cayo Levantado, na República Dominicana - Dominican Republic Ministry of Tourism - Dominican Republic Ministry of Tourism
Cayo Levantado, na República Dominicana
Imagem: Dominican Republic Ministry of Tourism

Às margens do Rio Chavón, encontram-se antigos sets de filmagens de filmes como "Rambo" e "Apocalypse Now" e para onde há tours com partida de Bahaybe e Punta Cana. A prática de snorkeling na Isla Catalina - visitada e batizada por Cristóvão Colombo em 1494 - é famosa pelo avistamento de belos corais tropicais e fartura de vida marinha.

Rafting em Jarabacoa, na República Dominicana - Dominican Republic Ministry of Tourism - Dominican Republic Ministry of Tourism
Rafting, na República Dominicana
Imagem: Dominican Republic Ministry of Tourism

Jarabacoa, aos pés do Pico Duarte e a 500 metros acima do mar, é uma versão montanhosa e repleta de bosques da República Dominicana. A região, que também concentra numerosos rios, oferece ampla oferta de passeios para amantes do turismo de aventura, incluindo parapente, rafting, rapel e mountain bike. O Pico Duarte, a 3087 metros de altitude, é o ponto mais alto do Caribe.

Constanza, localizada a cerca de uma hora de Jarabacoa, é a cidade mais alta do país, a mais de 1100 metros de altitude. A cidade é fértil em áreas protegidas, como Las Neblinas, Ebano Verde e os parques nacionais José del Camen Ramírez e Valle Nuevo, com farta oferta de aves para observação.

Ainda pouco visitadas por turistas, Barahona e Pedernales reúnem paisagem exuberante e bastante diversa, de praias desertas a cenários montanhosos - incluindo o lago Enriquillo, o maior lago de água salgada da região e ponto mais baixo de todo o Caribe. O Parque Nacional Jaragua abriga diferentes tipos de cactos e mais de 130 espécies de aves. Ali mesmo, a Bahía de las Águillas tem uma das mais belas praias do país todo, com direito a areia branquinha, peixes-boi e tartarugas marinhas.

Para chegar

Há voo direto do Brasil à República Dominicana pela companhia GOL de São Paulo (Guarulhos) a Punta Cana. Outra opção são rotas operadas pela Copa Airlines, com conexão imediata na Cidade do Panamá.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado, há voo direto do Brasil à República Dominicana.