PUBLICIDADE
Topo

Filipinas, EUA e mais: veja destinos turísticos para você visitar em 2020

Ilha de Siargao, nas Filipinas: tendência para o turismo em 2020 - iStock
Ilha de Siargao, nas Filipinas: tendência para o turismo em 2020
Imagem: iStock

Marcel Vicenti

Colaboração para o UOL

02/01/2020 04h00

O ano começou e está recheado de feriadões. Que tal já começar a planejar suas viagens de 2020?

Ao redor do mundo, diversos países estarão especialmente atraentes para os brasileiros, seja porque irão se tornar mais acessíveis com novos voos diretos; porque serão palco de eventos de grande interesse turístico; ou por serem mais viáveis para o bolso em época de real desvalorizado.

Sonha em fazer uma linda viagem este ano? A seguir, conheça destinos que prometem muita diversão nos próximos meses.

Inglaterra

Entrada do Castelo de Nottingham - iStock - iStock
Entrada do Castelo de Nottingham
Imagem: iStock

No dia 29 de março de 2020, a companhia aérea Virgin Atlantic inaugura voos diretos entre os aeroportos de Guarulhos (SP) e Heathrow (que serve Londres), o que deixará a Inglaterra ainda mais acessível para os brasileiros.

Aproveite a oportunidade para viajar para a terra da rainha, que estará cheia de novidades este ano. Uma delas é o lançamento do England Coast Path, uma rota turística sinalizada de mais 4.500 quilômetros que se estende ao longo do litoral inglês e dará acesso a castelos, penhascos fotogênicos e cidadezinhas pitorescas.

Localizado na cidade de Nottingham, o Nottingham Castle, por sua vez, será reaberto no final de 2020, após passar por uma reforma de quase 30 milhões de libras esterlinas. O castelo está ligado às histórias de Robin Hood e ganhará um museu dedicado ao personagem.

E, em Londres, a Saatchi Gallery promoverá, até 3 de maio de 2020, uma das mais interessantes exposições dedicadas à Tutancâmon já realizadas.

O evento exibirá mais de 150 peças originais do sítio arqueológico onde, nos anos 1920, foi descoberta a tumba cheia de tesouros do faraó. Dezenas dos artefatos à mostra na Saatchi Gallery nunca foram expostos ao mesmo tempo fora do Egito.

Escócia e Irlanda do Norte

Vista da Princes Street, em Edimburgo - iStock - iStock
Vista da Princes Street, em Edimburgo
Imagem: iStock

Também vale a pena aproveitar a nova oferta de voos rumo a Londres para explorar outros países do Reino Unido.

Na Escócia, a marca Johnnie Walker irá celebrar, em 2020, os seus 200 anos de história com um evento chamado "Johnnie Walker Experience". Localizado na turística Princes Street, na cidade de Edimburgo, será um espaço imersivo de três andares que irá mostrar detalhes da produção do uísque e, logicamente, propiciar ao público a oportunidade de provar diversos tipos da bebida.

Use os conhecimentos etílicos adquiridos neste evento como ponto de partida para explorar as fábricas de uísque que existem no interior da Escócia: a destilaria Cardhu, por exemplo, fica em Aberlour (a cerca de 260 quilômetros de Edimburgo), produz um excelente scotch e é aberta a visitas turísticas.

E, se você for fã de Game of Thrones, considere pegar um voo rápido até a Irlanda Norte. Na primavera do Hemisfério Norte, será inaugurado, na cidade de Banbridge, o "Game of Thrones Studio Tour", que levará o público para dentro do Linen Mill Studios, onde foi gravada parte da série. Haverá exposições de figurinos originais, espaços interativos e relatos de histórias de bastidores da produção.

Washington DC (EUA)

Museu National Archives, em Washington DC - iStock - iStock
Museu National Archives, em Washington DC
Imagem: iStock

O ano de 2020 marca o centenário da ratificação da 19ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos, que, em 1920, deu a mulheres do país o direito de votar.

Este importantíssimo marco irá motivar uma série de eventos em Washington DC. Entre 10 de maio e 3 de janeiro de 2021, por exemplo, o museu National Archives sediará uma exposição que contará, em detalhes, a história das sufragistas.

Já a Library of Congress abrigará, entre junho e setembro, uma exposição que lançará luz sobre a vida de diversas mulheres que foram fundamentais na luta pelos direitos femininos nos Estados Unidos, como Susan B. Anthony, Elizabeth Cady Stanton, Lucy Stone e Mary Church Terrell.

E, entre junho de 2020 e abril de 2021, o The Daughters of the American Revolution Museum & Archives será palco para uma exibição sobre o processo de luta das mulheres americanas levou à conquista do direito ao voto em 1920.

Cabo Verde

Piscinas naturais no meio de formações vulcânicas são atração em Cabo Verde - Marcel Vicenti/UOL - Marcel Vicenti/UOL
Piscinas naturais no meio de formações vulcânicas são atração em Cabo Verde
Imagem: Marcel Vicenti/UOL

Pouca gente sabe, mas Cabo Verde, no noroeste da África, pode ser visitado facilmente a partir o Brasil.

Há voos diretos para a Ilha do Sal (um dos mais bonitos pedaços de terra deste arquipélago africano) desde Salvador (BA) e Recife (PE), em viagens cuja duração é de menos de 6 horas. E, em dezembro, foi inaugurada uma rota aérea direta para lá desde Porto Alegre (RS).

E por que ir até Cabo Verde? Além de ser um destino onde se fala português, o país abriga praias de beleza caribenha, piscinas naturais no meio de formações vulcânicas (na foto), áreas marítimas paradisíacas para mergulhar, cidadezinhas pitorescas (como a vila de Palmeira) e um povo extremamente receptivo com brasileiros.

A Ilha do Sal, por sua vez, está ganhando cada vez mais resorts de ponta: uma viagem até este destino tem tudo para ser confortável e divertida.

Uruguai

Punta del Este, no Uruguai, é opção de turismo entre os países "hermanos" - Ministério de Turismo do Uruguai/Rafael Lejtreger - Ministério de Turismo do Uruguai/Rafael Lejtreger
Imagem: Ministério de Turismo do Uruguai/Rafael Lejtreger

No ano de 2019, a América do Sul entrou em ebulição, com protestos massivos (e, muitas vezes, violentos) em países como Chile, Bolívia, Equador e Colômbia.

Com um clima de instabilidade ainda rondando estas nações, vem a pergunta: qual país vizinho do Brasil dá para visitar em 2020?

Ao que tudo indica, o Uruguai pode ser uma boa opção de viagem. Facilmente acessível desde o território brasileiro, a terra de Pepe Mujica está mais pacífica do que outros países sul-americanos e oferece atrativos turísticos de primeira linha, como as lindas paisagens históricas de Montevidéu, as praias requintadas de Punta del Este e regiões vinícolas que vêm se estruturando para receber cada vez mais visitantes.

Pegue uma taça de vinho Tannat e curta os cenários de um dos destinos mais legais da América Latina.

Bonn (Alemanha)

Estátua de compositor Ludwig van Beethoven, em Bonn, sua cidade natal - iStock - iStock
Estátua de compositor Ludwig van Beethoven, em Bonn, sua cidade natal
Imagem: iStock

Em 2020, o nascimento de Ludwig van Beethoven completa 250 anos. E a cidade natal do gênio alemão, Bonn, prepara uma série de homenagens ao seu filho ilustre.

Por lá serão realizados, principalmente entre março e setembro, diversos eventos musicais de altíssima qualidade, como apresentações da famosa "Sinfonia nº 9" e espetáculos conduzidos por grandes maestros, como o norte-americano Kent Nagano.

E o Brasil está com uma nova conexão com a Alemanha: a Lufthsansa inaugurou em 2019 um voo direto entre Guarulhos e Munique, feito com o moderno A350-900. Vale a pena explorar a cidade bávara antes de ir para Bonn.

Para mais informações sobre a agenda de eventos relacionados a Beethoven, clique aqui.

Siargao (Filipinas)

O mar das ilhas Siargao, nas Filipinas, é paraíso para os surfistas - iStock - iStock
O mar das ilhas Siargao, nas Filipinas, é paraíso para os surfistas
Imagem: iStock

Há tempos que o Sudeste Asiático é destino desejado por viajantes: com um custo de vida baixo e paisagens de cair o queixo, lugares como Bali (Indonésia), as praias da Tailândia e os templos do Camboja são destinos de férias fascinantes.

Também parte da região, as Filipinas estão na moda e deveriam entrar no radar dos turistas brasileiros.

Atualmente, um dos lugares mais interessantes e comentados do país asiático é a ilha de Siargao, que tem atraído surfistas do mundo inteiro com ondas incríveis e encantado cada vez mais visitantes com praias paradisíacas.

E este pedaço de terra ganhou diversos e modernos complexos hoteleiros nos últimos anos, fornecendo hoje ótima infraestrutura para quem quiser passar as férias com muito conforto e contato com a natureza.

Parque Nacional de Aparados da Serra (Brasil)

Cânions em Aparados da Serra, entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina - Vinicios de Moura/Creative Commons - Vinicios de Moura/Creative Commons
Cânios de Aparados da Serra, entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Imagem: Vinicios de Moura/Creative Commons

Sonha em conhecer o Grand Canyon, mas está impossibilitado de ir até os Estados Unidos por causa do dólar nas alturas?

Pois saiba que, no Brasil, há uma rede de cânions que, para muita gente, é bem mais bonita do que o cartão-postal do Arizona - e que merece entrar no radar de viagem de mais brasileiros em 2020.

Trata-se do Parque Nacional de Aparados da Serra, na fronteira do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

O local abriga paredões forrados por densa vegetação e separados, em sua base, por fotogênicos riachos.

Um dos principais atrativos do parque é o cânion do Itaimbezinho, com cerca de 720 metros de profundidade e que pode ser contemplado a partir de mirantes.

No Aparados da Serra há também trilhas que levam os turistas para dentro dos cânions.

Animou? A cidade de Cambará do Sul é uma das melhores bases para explorar a região

Ouro Preto (Brasil)

Ouro Preto - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Ouro Preto, em Minas Gerais, é destino histórico acessível em 2020
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

E esta dica é para quem adoraria fazer uma viagem para as cidades históricas da Europa em 2020, mas não vai poder por culpa do real desvalorizado.

Em Ouro Preto (MG), você pode conhecer um cenário cultural e arquitetônico tão rico que não deve nada a muitos dos centros urbanos do Velho Continente.

A cidade mineira abriga obras-primas como a Igreja de São Francisco de Assis (com a fachada, altares laterais e capela trabalhados por Aleijadinho); a Matriz de Nossa Senhora do Pilar (com um interior forrado com ouro e esculturas barrocas) e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, projetada por Manuel Francisco Lisboa.

Entre estes monumentos, surgem as românticas vielas e ladeiras de Ouro Preto, cercada por casarões históricos e restaurantes servindo a deliciosa comida mineira.

Um destino nacional de mão cheia para o ano que vem.

Parque Nacional da Chapada das Mesas (Brasil)

Chapada das Mesas - Otávio Nogueira/Creative Commons - Otávio Nogueira/Creative Commons
As águas cristalinas do poço Encanto Azul, na Chapada das Mesas
Imagem: Otávio Nogueira/Creative Commons

Está com receio de ir para as praias do Nordeste por causa do recente derramamento de óleo que afetou o litoral da região?

Pois saiba que também existem lindos atrativos naturais no interior nordestino que podem ser uma ótima opção de viagem em 2020.

Um deles é o Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão, que se espalha por aproximadamente 160 mil hectares e abriga cânions, cavernas, trilhas entre paisagens montanhosas e dezenas de cachoeiras.

Entre os grandes atrativos do parque estão a cachoeira Santa Bárbara (com cerca de 70 metros de altura), a cachoeira da Prata (que despenca entre exuberantes formações rochosas) e a cachoeira de São Romão (que costuma formar uma caudalosa piscina natural).

O poço conhecido como Encanto Azul, por sua vez, impressiona o público com sua água absurdamente cristalina. E não deixe de fazer uma caminhada até o Portal da Chapada, com vista para o pôr do sol e para o icônico Morro do Chapéu.

A cidade maranhense de Carolina é um dos melhores lugares de onde organizar viagens à Chapada das Mesas.