Topo

Brasileiros querem dedicar até metade das férias ao turismo de voluntariado

Cuidar da natureza em trabalhos voluntários é uma das causas que mais mobilizam os turistas brasileiros - iStock
Cuidar da natureza em trabalhos voluntários é uma das causas que mais mobilizam os turistas brasileiros Imagem: iStock

Do UOL

02/12/2019 13h05

Cerca de quatro entre dez brasileiros (37%) estão dispostos a dedicar entre 30% a 50% do tempo de férias para o turismo de voluntariado, conhecido também como "volunturismo". Os dados foram coletados em uma pesquisa realizada pelo serviço de viagens Booking.com.

O tipo de viagem analisada diz respeito ao turista que se envolve com alguma atividade não remunerada, em prol de bem-estar social e/ou ambiental, em seu destino de viagem.

A pesquisa foi feita em março de 2019 com 4 mil entrevistados de Brasil, México, Colômbia e Argentina, sendo mil por país, com homens e mulheres a partir de 18 anos anos que já realizaram pelo menos duas viagens internacionais.

Entre as causas que mais motivam os brasileiros a participar de projetos voluntários enquanto viajam estão cuidar da natureza (54%), atuar na área de educação (47%) e trabalhar com causa animal (39%).

"Volunturismo"

Apesar de o termo ainda ser desconhecido para grande parte (33%) dos viajantes do país, o interesse pelo tipo de turismo analisado, quando o brasileiro se familiariza com a ideia por trás do conceito, está aumentando.

Segundo a pesquisa da Booking.com, quase 8 em cada 10 brasileiros (79%) estariam dispostos a fazer alguma atividade não remunerada no destino que visitam durante suas férias.