Topo

Frio? Veja praias nordestinas onde, mesmo no inverno, o sol é frequente

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

28/08/2019 04h00

Oficialmente, o inverno brasileiro deste ano vai até o dia 23 de setembro.

Isso significa que diversas cidades do país, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, estarão propensas a enfrentar temperaturas baixas por mais quase um mês.

No território verde e amarelo, entretanto, há lugares aonde a friaca chega com pouca frequência.

São os famosos balneários nordestinos, abençoados com o calor do astro-rei durante boa parte do ano e que, de quebra, oferecem lindas praias para o turista.

Em setembro, há considerável incidência de chuvas em muitos destes locais. Mas, mesmo assim, é possível encontrar, no Nordeste, dias para curtir uma praia com o céu limpo e o clima cálido.

A seguir, veja onde fazer isso.

Porto de Galinhas (PE)

Porto de Galinhas, em Pernambuco - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Com temperaturas intensas em setembro, Porto de Galinhas, em Pernambuco, é um dos lugares mais lindos no Nordeste para uma viagem praiana.

Entre os destaques do balneário, estão as piscinas naturais que se formam no meio do oceano quando a maré está baixa (e que são visitadas em passeios feitos com jangadas coloridas).

Nestes locais, os turistas admiram uma água cristalina e imagens intrigantes, como uma piscina natural que lembra o mapa do Brasil.

Além disso, Porto de Galinhas abriga uma extensa rede hoteleira (com estabelecimentos para todos os níveis de conta bancária).

Fernando de Noronha (PE)

Baía do Sancho, em Fernando de Noronha - diegograndi/Getty Images/iStockphoto - diegograndi/Getty Images/iStockphoto
Imagem: diegograndi/Getty Images/iStockphoto

Fernando de Noronha é outro destino pernambucano de primeira grandeza (e onde, nas próximas semanas, a temperatura estará alta).

Lá estão algumas das praias mais lindas do Brasil, como a Baía dos Porcos, que é cercada por imponentes formações rochosas, banhada por um mar cristalino e que fica perto do icônico Morro Dois Irmãos.

A Baía do Sancho (na foto), por sua vez, já foi eleita por diversas vezes a melhor praia do mundo pelo prêmio "Traveler's Choice", do site TripAdvisor.

E a praia do Atalaia oferece, na maré baixa, uma piscina natural na qual os viajantes conseguem fazer snorkel e admirar lindos peixes coloridos. De lá, é possível ver o fotogênico Morro do Frade.

Conde (PB)

Praia do Coqueirinho, na Paraíba - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O município de Conde fica a cerca de 40 km da cidade de João Pessoa, a capital da Paraíba, e reúne faixas de areia lindíssimas em seu território.

Lá estão, por exemplo, as praias de Tambaba (com parte de sua orla frequentada por adeptos do naturismo) e Coqueirinho (na foto), uma orla dominada por coqueiros e com um mar agradável para um banho.

E o melhor: toda esta região litorânea é marcada por fotogênicas falésias avermelhadas. É possível subir nelas e fazer grandes fotos panorâmicas lá de cima.

O clima ajuda: neste mês de setembro, a temperatura em Conde irá chegar diversas vezes a 28ºC.

Boipeba (BA)

A praia da Cueira é um dos mais lindos cartões-postais de Boipeba, na Bahia - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A ilha de Boipeba, na Bahia, encanta o viajante que busca, para suas férias, sensação de isolamento e muito contato com a natureza.

Com temperaturas agradáveis em setembro, o local é marcado por extensas praias de areia fofa protegidas por quilômetros de coqueiros (o que, nas áreas com pouca presença de banhistas, pode gerar no turista a impressão de estar em uma ilha deserta).

Com aconchegantes pousadas, clima de vila hippie e uma zona de campings, a praia de Moreré é o melhor lugar para se hospedar em Boipeba.

A praias de Bainema e da Cueira (na foto), por sua vez, costumam oferecer um mar quentinho e uma atmosfera de absoluta tranquilidade para o público.

E a Ponta dos Castelhanos é um lugar onde o mar ingressa em uma grande área de manguezal no sul de Boipeba, gerando uma paisagem selvagem pra lá de interessante.

Maracajaú (RN)

Praia de Maracajaú, no Rio Grande do Norte - marchello74/Getty Images/iStockphoto - marchello74/Getty Images/iStockphoto
Imagem: marchello74/Getty Images/iStockphoto

O Rio Grande do Norte oferece um ótimo lugar para quem quiser passar muito tempo no mar nos próximos dias.

Trata-se do balneário de Maracajaú, que é parte do município de Maxaranguape, a aproximadamente 50 km de Natal.

Lá, uma das atividades mais populares é contratar um passeio de barco e ir até uma área no meio do mar onde existem bancos de corais. Quando a maré está em um nível ideal, é possível nadar em piscinas naturais nesta área.

Por causa desta característica, Maracajaú é conhecida como "o Caribe do Rio Grande do Norte".

Icaraí de Amontada (CE)

Icaraizinho, como a praia de Icaraí de Amontada é chamada pelos cearenses, é um destino para quem quer fugir do movimento e se desligar do mundo por alguns dias - Jarbas Oliveira/UOL - Jarbas Oliveira/UOL
Imagem: Jarbas Oliveira/UOL

No Ceará, não faltam praias que oferecem clima cálido mesmo durante o inverno brasileiro.

Um dos mais legais destes destinos litorâneos é Icaraí de Amontada, situada a aproximadamente 210 km da cidade de Fortaleza.

Trata-se de um balneário que ainda detém uma atmosfera de vila de pescadores e cuja paisagem é marcada por coqueiros e um oceano que, durante a maré baixa, exibe belíssimas piscinas naturais.

Cansou da água do mar? Pois saiba que, na região, também dá para fazer passeios de bugue e tours de barco pelo rio Aracatiaçu.

Península de Maraú (BA)

Taipu de Fora, na Bahia - JunotPhotography/Getty Images - JunotPhotography/Getty Images
Imagem: JunotPhotography/Getty Images

A Península de Maraú é outro lugar para curtir um clima cálido mesmo no inverno, com áreas marítimas paradisíacas para um mergulho.

Um de seus principais atrativos é a praia de Taipu de Fora (na foto): na maré baixa, este destino é constantemente marcada por piscinas naturais, com água calma e cristalina. Uma areia fofinha e um extenso coqueiral completam a paisagem.

Taipu de Fora também conta com uma boa infraestrutura hoteleira.

Itacaré (BA)

Praia da Engenhoca, em Itacaré, na Bahia - DrC_Photography/Getty Images/iStockphoto - DrC_Photography/Getty Images/iStockphoto
Imagem: DrC_Photography/Getty Images/iStockphoto

Além de Boipeba, quer curtir outro destino baiano que ofereça muito isolamento e contato com a natureza?

Então vá para a Itacaré, com praias paradisíacas e clima tropical mesmo no inverno.

Um dos lugares mais bonitos da região é a Praia da Engenhoca, que é parte da chamada Trilha das Quatro Praias, acessada através da rodovia BA-001.

É um local onde não entram carros e que é marcada por muita vegetação (e ótimas ondas para a prática do surfe).