Topo

Conheça locais turísticos do mundo que são recordistas do Guinness

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

23/11/2018 04h00

Você sabia que, ao redor do mundo, existem diversos destinos turísticos que são recordistas do famoso Guinness World Records?

São atrações naturais e obras construídas pelo homem que impressionam com seu tamanho e outras características sem paralelo no planeta: o maior hotel do globo, por exemplo, teria capacidade para hospedar a população de uma cidade do interior do Brasil. 

Abaixo, conheça dez lugares que detêm recordes no Guinness e que podem ser visitados por turistas.

Menor hotel do mundo

O Eh'haeusl comporta apenas duas pessoas, e isso significa que os hóspedes terão todas as dependências do hotel só para eles, como uma aconchegante sala - Divulgação/Eh'haeusl Hotel - Divulgação/Eh'haeusl Hotel
Imagem: Divulgação/Eh'haeusl Hotel

De acordo com o Guinness World Records, o Eh'häusl é o menor hotel do mundo. Localizado na cidade alemã de Amberg (a cerca de 430 quilômetros de Berlim), o estabelecimento oferece apenas um quarto capaz de hospedar duas pessoas.

Seu tamanho é igualmente diminuto: o edifício do Eh'häusl tem só 2,5 metros de largura e área de 53 m². No local, os turistas também têm à sua disposição um lounge com lareira. 

Maior hotel do mundo

First World Hotel - Divulgação/First World Hotel - Divulgação/First World Hotel
Imagem: Divulgação/First World Hotel

O maior estabelecimento hoteleiro do mundo, por sua vez, fica na Malásia, no Sudeste Asiático. Trata-se do First World Hotel, que tem nada menos do que 7.351 acomodações. 

Entre 2006 e 2016, o First World Hotel afirma ter recebido mais de 40 milhões de hóspedes.  

A montanha-russa mais rápida

Montanha-russa Formula Rossa, no parque de diversões Ferrari World - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Gosta de sentir adrenalina duranta uma viagem de férias? Pois saiba que a montanha-russa mais rápida do mundo está localizada no Ferrari World, parque de diversões temático da marca Ferrari que fica em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O brinquedo, que se chama Formula Rossa, chega a uma velocidade de cerca de 240 km/h, fazendo com que os turistas realmente sintam que estão no meio de uma corrida de Fórmula-1. 

Aeroporto mais movimentado do mundo

O aeroporto Hartsfield-Jackson Atlanta, nos Estados Unidos, foi o aeroporto mais movimentado do mundo em 2014, com mais de 96 milhões de passageiros - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O aeroporto Hartsfield-Jackson, que atende a cidade norte-americana de Atlanta, é o mais movimentado do mundo.

Em 2017, passaram por lá mais de 103 milhões de passageiros. 

No ano passado, o Beijing Capital International Airport, que atende Pequim, na China, foi o segundo mais movimentado do mundo, com cerca de 95 milhões de passageiros.

Parque de diversões mais antigo

Parque de diversões Bakken, na Dinamarca - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Segundo o Guinness, o parque em operação mais antigo do mundo fica na Dinamarca. 

O local se chama Bakken, foi fundado em 1583 e abriga dezenas de atrações, incluindo uma montanha-russa de 1932. 

O parque também conta com a presença do famoso palhaço Pjerrot, personagem que diverte os visitantes do Bakken há mais de 200 anos.

Cachoeira mais alta

Salto Angel (Venezuela): Considerada patrimônio mundial pela Unesco, é a maior cachoeira do mundo, oficialmente com 979m de altura. A imponente queda d'água fica dentro do Parque Nacional de Canaima, a quase 800km da capital Caracas. É ela que aparece no Paraíso das Cachoeiras que o Sr. Carl apresentou ao mundo na animação "Up - Altas Aventuras" - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A cachoeira mais alta do mundo está localizada na América do Sul, em um país vizinho do Brasil. Trata-se da Salto Ángel, que tem uma altura total de 979 metros e fica no Estado de Bolívar, no sudeste da Venezuela. 

Para efeito de comparação, as Niagara Falls, situadas entre os Estados Unidos e Canadá, têm cerca 50 metros de altura. Já as Cataratas do Iguaçu têm menos de 90 metros de altura.  

Maior lago por volume de água doce

Lago Baikal, na Rússia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizado na Rússia, o Baikal é, segundo o Guinness World Records, o maior lago em volume de água doce do mundo. 

Este monumento da natureza tem um total estimado de 23.000 km³ de água e pode ser admirado a partir da famosa viagem ferroviária conhecida como Transiberiana, que corta o território russo. 

Mais alto edifício do mundo

Turista observa a paisagem de Dubai desde o andar número 125 do Burj Khalifa - Divulgação/Burj Khalifa - Divulgação/Burj Khalifa
Imagem: Divulgação/Burj Khalifa

O mais alto edifício do mundo chama Burj Khalifa e fica em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O arranha-céu tem quase 830 metros de altura e é uma das imagens mais icônicas do mundo árabe. 

Além de abrigar escritórios, residências e um hotel, o Burj Khalifa oferece dois andares abertos a turistas de onde se tem visões panorâmicas fantásticas de Dubai (como pode ser visto na foto). 

O mais alto destes mirantes fica no 148º andar do prédio, 555 metros acima do solo. O outro mirante se localiza no 125º piso, a 456 metros de altura. 

Menor país do mundo

Uma agência especializada oferece um tour que leva os turistas para conhecerem o lado gay do Museu do Vaticano - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Localizado dentro da cidade de Roma, o Vaticano é o menor país do mundo, com uma área de apenas 0,44 km² (para efeito de comparação, a cidade de São Paulo tem 1.521.11 km² de área). 

O Vaticano é facilmente visitado por turistas que estão na capital italiana, oferecendo atrações como a impressionante Basílica de São Pedro, que abriga a escultura "Pietà", de Michelangelo.    

Lago navegável mais alto do mundo

Ilha do Sol, no lago Titicaca, na Bolívia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizado entre a Bolívia e o Peru, o Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo.

Este destino turístico fica a aproximadamente 3.800 metros de altitude e oferece lindas paisagens para o turista. Em dias de sol, sua água adquire uma coloração azul intensa.

E há lindas ilhas que podem ser visitadas no meio do lago: uma das mais interessantes delas é a Isla del Sol, na Bolívia, onde não entram carros e com atrativos que incluem ruínas incas e românticas pousadas com vista privilegiada para o Titicaca.