Topo

Além de Punta Cana e Cancún: conheça destinos menos famosos do Caribe

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

20/11/2018 04h00

Cancún, Punta Cana e Aruba são três destinos caribenhos bem famosos entre os turistas brasileiros.

Há, porém, outros lugares paradisíacos pelo Caribe que ainda não ganharam tanta fama por aqui, mas que, por conta de suas belezas naturais, merecem a visita de quem gosta de praia.

Abaixo, conheça sete destes locais.

Santa Lúcia

Ilha de Santa Lúcia, no Caribe - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Santa Lúcia é uma ilha caribenha que combina praias paradisíacas com paisagens montanhosas incríveis.

Os principais cartões-postais locais são as montanhas conhecidas como Gros Piton (com um fotogênico formato pontiagudo e com cerca de 770 metros de altura) e Petit Piton (um pouco menor, com 743 metros, mas igualmente imponente), cujas estruturas se encontram com o mar, em uma imagem pra lá de poética (elas podem ser vista ao fundo da foto).

Entre as principais praias do destino estão Reduit (com um mar calminho, ideal para quem gosta de nadar) e Anse Cochon (de aspecto selvagem e cercada por muita mata). E não falta uma excelente infraestrutura turística por lá: Santa Lúcia é dona de alguns dos melhores resorts do Caribe, com quartos oferecendo visões incríveis para a paisagem litorânea da ilha.

Jamaica

Balneário de Ocho Rios, na Jamaica - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Jamaica é famosa no mundo inteiro por ser a terra do cantor Bob Marley. Mas nem todos sabem que, além do reggae, esta nação caribenha abriga lindas praias e resorts gigantescos. 

Ocho Rios (na foto), Montego Bay e Negril são os principais balneários do país. 

Em Negril, um lugar imperdível é a Seven Mile Beach, uma extensa faixa de areia branca banhada por um cristalino mar azul-turquesa. Já em Ocho Rios é possível se hospedar em resorts que contam com luxuosos spas e até campo de golfe (e quartos oferecendo vista para trechos litorâneos paradisíacos). E Montego Bay é famosa por suas animadas baladas. 

Ilhas Cayman

Ilha Grand Cayman, no Caribe - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

As Ilhas Cayman são um arquipélago do Caribe que oferece paisagens incríveis para os viajantes. 

Na ilha de Grand Cayman o turista encontra uma ampla infraestrutura hoteleira, com excelentes resorts e agências que realizam passeios de barco sobre águas cristalinas, sessões de snorkel e mergulho, praias lindíssimas (como a famosa Seven Mile Beach) e a agitada cidade de George Town, com shoppings, baladas e ótimos restaurantes (e onde é possível fazer interessantes tours em destilarias de rum).

A ilha de Little Cayman, por sua vez, exibe praias de aspecto selvagem banhadas por um mar azul-turquesa e cobertas por palmeiras, além de abrigar a Reserva Natural Booby Pond, um ótimo lugar para a observação de pássaros. E a ilha de Cayman Brac é um lugar ideal para realizar lindas sessões de mergulho.

Curaçao

Curaçao - Denise de Almeida/UOL - Denise de Almeida/UOL
Imagem: Denise de Almeida/UOL

Lindos trechos litorâneos e uma capital (chamada Willemstad) cheia de construções coloridas de estilo holandês. A ilha de Curaçao é um destino caribenho ideal para o turista que gosta de voltar para casa com grandes fotos. 

Lá, é possível nadar em praias de água cristalina como Jeremi e Blue Bay Beach e, depois, curtir excelentes restaurantes e animados bares que existem em Willemstad.

Curaçao também oferece ótimos pontos para a prática de mergulho e áreas onde é possível admirar enormes colônias de flamingos. Para ver monumentos históricos, não deixe de visitar a belíssima igreja conhecida como Fort Church, com uma história que remonta ao século 18. 

Bonaire

Ilha de Bonaire, no Caribe - Port of Bonaire - Port of Bonaire
Imagem: Port of Bonaire

Bonaire é uma ilha caribenha que fica ao norte do litoral da Venezuela e, assim como Curaçao, tem uma capital (chamada Kralendijk) cheia de fotogênicas construções coloridas.  

Bonaire é famosa pela intensa cor azul de seu mar, que realça a beleza de praias como Eden (coberta por palmeiras e onde o turista pode se hospedar em um grande resort), Cai (banhada por uma água de tonalidade azul-turquesa) e 1000 Steps (com aspecto selvagem e que lembra o cenário de uma ilha deserta). 

Na ilha, é também possível explorar o interior de cavernas e fazer trilhas no Parque Nacional Washington Slagbaai, durante as quais os viajantes conhecem o pico mais alto de Bonaire, chamado Brandaris e com 241 metros de altura. 

Granada

Praia La Sagesse, em Granada, no Caribe - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Granada é um destino caribenho que é conhecido por ser um importante produtor de especiarias, principalmente noz-moscada. Além disso, trata-se de um lugar com lindas praias e pontos de mergulho que colocam o visitante no meio de uma colorida vida marinha.

Entre suas faixas de areia imperdíveis estão as praias de Bathway Beach (com uma deliciosa areia fofa para o turista passar o dia inteiro sob o sol) e La Sagesse (na foto), que poderia muito bem figurar como uma das praias mais lindas do Caribe. 

Granada também é famosa por abrigar cachoeiras fantásticas, como a Mount Carmel e a Concord, que forma uma bela piscina natural. 

Barbados

Destinos alternativos de intercâmbio e viagem: Barbados - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Barbados não é apenas a terra natal da cantora Rihanna. O país caribenho é dono de uma divertida capital (Bridgetown, onde o turista encontra ótimas baladas e restaurantes) e abriga belíssimas orlas. 

Ao aterrissar por lá, não deixe de visitar cartões-postais como as praias de Bathsheba Beach (com o mar pontuado por enormes formações rochosas e ótimas ondas para os surfistas), Crane Beach (com a paisagem dominada por mata nativa) e Batts Rock (com uma água azul-turquesa impressionante). 

Tours por cavernas, visitas a destilarias de rum e prática de kitesurfe são outros atividades muito populares em Barbados.