Topo

Rio monta esquema especial para receber 850 mil turistas no Mundial

Posto de Informações para o turista terá funcionários bilíngues e guias de atrações da cidade - Divulgação/Alexandre Macieira
Posto de Informações para o turista terá funcionários bilíngues e guias de atrações da cidade Imagem: Divulgação/Alexandre Macieira

Fabíola Ortiz

do UOL, no Rio de Janeiro

27/05/2014 16h54

Falta pouco menos de três semanas para o início da Copa do Mundo e a cidade do Rio de Janeiro, uma das 12 cidades sede dos jogos da Fifa, espera receber 850 mil turistas, que gerarão uma receita superior a R$ 1 bilhão. A capital fluminense  montou um esquema especial para receber o torcedor que assistirá as seis partidas e a final do Mundial, no Maracanã.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (27) pela Secretaria Municipal de Turismo, que aposta nos cartões-postais como grande atrativo para os visitantes e estima abrigar um público de 20 mil pessoas para a Fifa Fan Fest, a grande arena de exibição pública dos jogos que também terá apresentação de shows de música. Entre as atrações confirmadas estão os cantores Anitta, Arlindo Cruz, Dudu Nobre e blocos como Suvaco de Cristo e Cordão da Bola Preta, entre outros.

Na opinião do secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, o Rio não brigou tanto para receber os jogos da seleção, pois via na oportunidade de receber o centro de mídia, “algo que seria mais relevante para a cidade”.

A cidade é base do IBC (International Broadcast Center) no Riocentro, na Barra da Tijuca, que tem capacidade para receber 3 mil profissionais por dia (o evento tem 15 mil jornalistas credenciados). Além disso, o local funcionará como sede da própria Fifa e dos árbitros durante os jogos. “Seremos ainda a base de quatro delegações, o que faz muito mais pela cidade do que apenas receber os jogos do Brasil, que a gente, claro, espera ver na grande final”, comentou. O Rio será sede das delegações da Inglaterra, Holanda, Itália e Brasil.

Expertise para atender o turista
A prefeitura garante que a cidade do Rio de Janeiro está preparada para recepcionar torcedores, autoridades e jornalistas, e facilitar estadia e deslocamento, mesmo em meio a onda de insatisfação popular e ameaças de protestos nas ruas.

Para Figueira de Mello, somente o Carnaval recebeu mais gente em menos tempo se comparado ao período da Copa, de 12 de junho a 13 de julho. Durante o último Carnaval, a cidade recebeu 918 mil visitantes. “Ou seja, expertise para lidar com um grande número de turistas a gente tem de sobra”, defendeu.

Durante o Mundial, o Rio de Janeiro terá 14 postos fixos de atendimento ao turista espalhados pelos terminais dos aeroportos e rodoviária, além do centro e bairros, como Ipanema, Leblon, Urca, Copacabana e Barra da Tijuca. Outros 17 postos temporários serão distribuídos entre as principais estações de metrô e em localidades de grande circulação de visitantes.

A prefeitura do Rio conta com mais de 1.500 voluntários -além dos da Fifa, contratou 150 agentes de informações bilíngues (inglês e português), para auxiliar na mobilidade e deslocamento, que devem atuar no Maracanã.

Os turistas contarão ainda com materiais informativos em português, inglês e espanhol, que estarão nos postos de informação e em pontos de interesse turístico, como hotéis, albergues, museus, centros culturais e até em bares e restaurantes.

Mobilidade
O Guia do Rio, publicação da Riotur com dicas de passeios, pontos turísticos e programação cultural da cidade, terá uma tiragem de 400 mil exemplares visando os turistas que estarão na cidade. O Guia do Espectador, com informações úteis, mapas, mobilidade e dicas de eventos terá a mesma tiragem. Além disso, mais de um milhão de mapas da cidade serão impressos.

Também foi criado um hotsite da Copa do Mundo, o Rio Guia Oficial. Ele disponibiliza dois aplicativos gratuitos para download em IOS ou Android, com informações em inglês, espanhol e português. Um deles é sobre a cidade e o outro tem conteúdo especial para a Copa.

Apesar do agito esperado pela chegada das delegações internacionais, jornalistas estrangeiros e turistas, a previsão é de que a capital fluminense não estará lotada. Segundo a Riotur, a taxa de ocupação dos hotéis está abaixo do período de altíssima temporada, que ocorre durante o Réveillon e Carnaval e beira a capacidade máxima. “A hotelaria é uma questão privada, mas a ocupação está em 80% e vai atender plenamente”, confirmou Figueira de Mello.

Durante um mês inteiro, o Brasil será alvo de olhares atentos de todo o mundo. A Copa do Mundo é o maior evento midiático do planeta e terá transmissão para 500 emissoras de mais de 500 países. A expectativa, segundo os organizadores, é de atingir 3,6 bilhões de espectadores, seja por TV ou internet.

Serviço
FIFA Fan Fest

Local: Praia de Copacabana (entre os hotéis Windsor Atlântica e Copacabana Palace)
Endereço: Av. Atlântica, perto do nº 1130, Rio de Janeiro – RJ
Quando: de 12/6 a 13/7 (apenas nos dias de jogos)
Horário: a partir das 11h
Atrações confirmadas: Anitta, Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Sorriso Maroto, Sandra de Sá, Bom Gosto, Blitz Suvaco de Cristo e os blocos Cordão da Bola Preta, Fogo e Paixão, Bloco Brasil e Empolga às Nove