Topo

Londres desbanca Paris em pesquisa de "melhor cidade do mundo"

À noite, o Parlamento e o Big Ben se iluminam, em Londres - Thinkstock
À noite, o Parlamento e o Big Ben se iluminam, em Londres Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

14/10/2013 17h57

A capital britânica foi apontada como a melhor cidade do mundo em levantamento de 2013 feito pela tradicional empresa de pesquisa alemã GFK, o City Brands Index. Realizado a cada dois anos, o estudo tem a intenção de medir a imagem, o poder e apelo dos principais destinos mundiais.

Melhores cidades do mundo

Londres
Sydney
Paris
Nova York
Roma
Washington
Los Angeles
Toronto
Viena
10ªMelbourne

Para chegar ao resultado, cerca de 5.000 visitantes de 50 grandes cidades responderam a uma série de questões que giravam em torno de seis aspectos de cada local: prestígio internacional, infra-estrutura (necessidades básicas, como hospedagem acessível e facilidades públicas), variedade de coisas para fazer, aspecto físico, sociabilidade dos habitantes e oportunidades econômicas e educacionais.

Após liderar o último levantamento, Paris caiu duas posições, ficando em terceiro lugar na preferência geral, atrás de Sydney -- o destino australiano foi eleito também o mais seguro e com o povo mais agradável do mundo. Nova York e Roma vêm na sequência, em quarto e quinto lugar, respectivamente.

Entre as cidades brasileiras, o Rio de Janeiro ocupou o terceiro lugar no quesito “povo simpático”, mas ficou apenas em 47º lugar na categoria “segurança”, e em 29º naquela que se refere a facilidade de adaptação de pessoas de outras culturas no local.

Já Londres foi eleita a cidade onde pessoas de diversas partes do mundo podem se ambientar melhor.

No top 10 geral da pesquisa ainda estão as cidades norte-americanas de Washington (6º) e Los Angeles (7º), seguidas da canadense Toronto (8º), da austríaca Viena (9º) e de Melbourne (10º), outro destino australiano.

--

E para você, qual é a melhor cidade do mundo? Concorda com a votação? Deixe sua opinião abaixo.