Topo

Em Ancara, na Turquia, novos restaurantes dão vida nova à área diplomática

Anna Louie Sussman

New York Times Syndicate

24/03/2012 07h00

As ruas sinuosas e cobertas de folhas do bairro exclusivo de Gaziosmanpasa, em Ancara, capital turca, há muito são um oásis de tranquilidade em comparação com os bulevares lotados do centro. O distrito abriga a maioria das embaixadas e consulados - e deixou de ser apenas um centro diplomático para se transformar numa excelente opção de entretenimento, graças aos novos restaurantes e cafés abertos ali nos últimos anos.


Bookish
Filistin Sokak 17
(90-312) 447-4734
bookishstore.com
Com uma seleção de livros em inglês e revistas estrangeiras escolhidos a dedo, nessa livraria, inaugurada em maio de 2011, também se pode encontrar obras-primas turcas como "Crescent and Star", de Stephen Kinzer; os trabalhos de Orhan Pamuk e Elif Safak e títulos raros como "Honour Killing", de Ayse Onal. Embora a proliferação de restaurantes especializados em frutos do mar sugira a ideia de que "tudo o que Istambul faz nós podemos fazer melhor", as novas opções também refletem a nova importância política e financeira de Ancara.

Rafine
Iran Caddesi 35
(90-312) 465-0505
therafine.com
O Rafine, aberto em 2010, atrai um público mais velho que aprecia o jazz suave que sempre toca ali, o serviço excelente e os belíssimos arranjos de flores sobre as mesas. O cardápio inclui uma seleção enorme de saladas que levam ingredientes como o queijo halloumi grelhado e legumes da estação.

Kitchenette
Filistin Sokak 22
(90-312) 447-6748
kitchenette.com.tr
Com o jardim e o terraço lotados de turcos bem nascidos, o Kitchenette tem um clima clubber, com gente dançando sobre as mesas e muitos beijos jogados ao ar. O pátio, protegido pelas árvores altas, é um ótimo lugar para observar as pessoas enquanto se beberica um drinque gelado; o espaço no andar superior, de pé-direito alto e jeitão de salão de baile, vira lounge à noite.

Trilye
Resit Galip Caddesi Hafta Sokak 11
(90-312) 447-1200
trilye.com.tr
Nessa verdadeira instituição de Ancara, o dono, Sureyya Uzmez, comanda noites cujo público é constituído basicamente por corretores. Uzmez passou anos supervisionando os banquetes do Exército antes de se aposentar e abrir seu próprio restaurante. As porções de aperitivos são generosas, mas deixam espaço para as especialidades, preparadas com frutos do mar, como o peixe assado em sal grosso.

Balikcikoy
Kirlangic Sokak 3
(90-312) 428-00-4748
balikcikoy.com
Essa é a segunda filial de um dos restaurantes de frutos do mar mais populares da cidade, inaugurado em junho de 2010. Sob a luz das lanternas, no terraço de madeira, prove a popular salada da casa e o peixe fresco assado com legumes, que chega à mesa borbulhando numa panela de ferro.