Topo

Estilista e surfista Fred D'Orey indica roteiro para curtir 24 horas na paradisíaca Bali

Fred D"Orey, estilista da Totem, produz em Bali parte de coleção que vende em todo o Brasil - Montagem UOL / Divulgação
Fred D'Orey, estilista da Totem, produz em Bali parte de coleção que vende em todo o Brasil Imagem: Montagem UOL / Divulgação

Danilo Poveza

Do UOL, em São Paulo

18/03/2012 07h00

Fred D´Orey diz que as viagens para Bali são como voltar ao seu paraíso. A ilha da Indonésia faz parte da vida do estilista e empresário carioca. A Totem, sua marca de roupas, nasceu depois de Fred perceber que a moda nos balneários brasileiros precisava ser menos conservadora, e de enxergar em Bali um local para aprender sobre estampas e cores.

Na ilha, além de fabricar parte do que vende em suas lojas, Fred D´Orey reencontra amigos e surfa -- o estilista também foi campeão brasileiro do esporte em 1987.

Por conta de sua ligação com Bali e de seu conhecimento da ilha asiática, Fred indicou ao UOL um roteiro para curtir 24 horas no local. Veja a seguir.


:: Desembarcando em Bali - Praia de Uluwatu

"Tem sempre alguém me buscando no aeroporto [quando chego em Bali] e essa pessoa já sabe que tem de ter em mãos a tabela da maré. Com essa tabela já consigo saber qual a melhor hora do mar para surfar. Do aeroporto, vou direto para Uluwatu, o melhor pico de surf de Bali, checar as ondas e rever os amigos. Lá, independente da qualidade das ondas, eu desço à caverna e agradeço aos deuses por ter voltado ao meu paraíso.”

Vai lá: a Praia de Uluwatu fica na costa sudoeste de Bali.

  • Reprodução / flickr.com/teller

    No penhasco acima da praia de Uluwatu há um templo com visão para toda a costa

:: Culinária local - Almoço no Made's Warung

“O Made's Warung é o restaurante de uma balinesa amiga chamada Made, e o mais tradicional da ilha. Funciona desde 1969. A comida é maravilhosa e bem típica. Eu amo o nasi campur, [refeição na qual] você serve no prato pequenas porções, com arroz e todo tipo de condimento, carnes, amendoim, ovo. É a maior misturada, e o sabor é indescritível. O ambiente ao ar livre do Made's é sensacional, bem Bali.”

Vai lá: Br. Pande Mas, Kuta. Mais informações: www.madeswarung.com

Refeição no Made's Warung

  • Reprodução / www.madeswarung.com

    Made's, em Bali desde 1969

:: Meditação em templos da ilha

“Bali é a ilha dos mil templos. Os balineses recebem muito bem os forasteiros e não se importam quando, respeitosamente, as pessoas usam esses templos pra meditar ou rezar. Basta olhar em volta e você vai ver um templinho perto. Esses lugares são mágicos e perfeitos pra se entrar em alfa.”

Vai lá: entre os templos famosos em Bali estão o Pura Tanah Lot, Pura Luhur Ulu Watu (localizado na praia de Uluwatu, recomendada por Fred D'Orey) e o Pura Ulun Danu Bratan.

:: Mercados de rua - Sulawesi, Double Six e Ubud

“No Jalan Sulawesi Local Market tem de tudo, e como serve para os balineses, tem sempre bom preço. Na rua Double Six também dá para pinçar várias coisinhas, tem de ir entrando nas lojas, mesmo as que pareçam caidinhas, pois encontram-se coisas interessantes e com bom preço. No mercado de Ubud há também coisas interessantes, mas precisa barganhar."

Vai lá: Jalan Sulawesi Local Market (r. Jana Sulawesi, Denpasar); rua Double Six, em Denpasar; e Ubud Traditional Arte Market (no centro da cidadezinha de Ubud, em frente ao Ubud Palace).

::Curtindo a noite - Jantar e balada

“O pôr-do-sol no Kudeta com super som eletrônico agradável. Jantar no restaurante mais lindo que existe, o La Lucciola. Jantar no Warisan, de cozinha fusion francomarroquina-indonesiana, é um luxo.

Noitada, música considerada boa pra dançar, é no Maria Magdalena. Na Jalan, Gado Gado é mais para galera da noite mesmo. Já na área de Kuta a noite ferve para os mais jovens, e o pico é o Skygarden.

Vai lá: Kudeta (Jalan Laksmana, 9, Denpasar. Mais informações: www.kudeta.net); La Lucciola (Kaya Ayu Beach, Temple Petitenget, Kerobokan); Warisan (Jl. Raya Kerobokan, 38 / Br. Taman, Kuta); Maria Magdalena (Jln Dhyana Pura, Denpasar); Gado Gado (Jalan Gado Gado, 99, Seminyak); e Skygarden (61 Legian Bali, Kuta).

VEJA ONDE FICA BALI E LOCALIZE AS CIDADES INDICADAS NO ROTEIRO

  • Arte UOL

E se o roteiro acima parece muito agitado, Fred D'Orey também indicou um programa bom para fazer a dois. “Bali é a ilha mais romântica do planeta, quem assistiu o filme 'Comer, Rezar e Amar' percebeu. Subir para as montanhas pode ser bom. Se hospedar no Amandari, em Ubud, melhor ainda", recomenda. Informações: www.amanresorts.com

  • Reprodução / flickr.com/hnakamura

    O resort Amandari é sugestão de Fred D'Orey para curtir Bali a dois


Como chegar em Bali: O aeroporto internacional de Bali fica na capital Denpasar. Não há voos diretos do Brasil até a ilha asiática -- é necessário fazer ao menos uma escala. Para permanecer em Bali por até um mês, é preciso ter o passaporte em dia e um visto que pode ser obtido ao chegar no aeroporto de Denpansar. Já para ficar mais tempo, é necessário pedir o visto com antecedência em uma embaixada da Indonésia no exterior.

Mais informações sobre hospedagens e passeios: www.bali.com ou www.indo.com