Topo

Reserva ambiental de Ubatuba tem praias desertas e comunidade quilombola

Marcel Vincenti

Do UOL, em Ubatuba (SP)*

14/08/2014 07h00

São Paulo não é apenas a terra do desenvolvimento urbano e industrial predatório. No litoral do Estado, cortando 23 municípios, o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) resiste como um recanto de 332 mil hectares onde se encontra, quase que totalmente preservada, a natureza de um dos ecossistemas mais ricos do mundo. 

Para amantes do ecoturismo, os atrativos do PESM atingem seu ápice na altura de Ubatuba, mais precisamente no núcleo Picinguaba, uma área de 45 mil hectares que abriga mais de dez trilhas, extensa fauna e flora, comunidades quilombolas e cinco praias paradisíacas -- que, se visitadas em época de baixa procura turística, darão ao visitante a sensação de ser o descobridor de uma ilha deserta. 

A paisagem que protege as praias ainda se encontra quase que totalmente coberta pela mata Atlântica, e é coroada pelos picos do Corcovado (1.150 metros) e do Cuscuzeiro (1.275 metros). Entre as árvores e o oceano, o forasteiro pode entrar em contato direto com os principais ambientes da Serra do Mar, como restingas, matas de encosta, costões rochosos, manguezais e planícies litorâneas.

Os pássaros que habitam na região, por sua vez, são extremamente variados. No local, fotógrafos hábeis têm a chance de registrar o beija-flor-rajado, o piá-cobra, o surucuá-de-barriga-amarela, o saí-verde e o lindo gaturamo-verdadeiro.

Já para os amantes de experiências culturais, o núcleo Picinguaba oferece uma boa variedade de passeios: a área é lar de comunidades quilombolas e caiçaras que ainda preservam um modo de vida típico dessa região do litoral paulista.

Aberto a visitas turísticas, o Quilombo da Fazenda, por exemplo, tem 130 moradores afrodescedentes e ocupa a área de uma antiga fazenda de escravos. No lugar, ainda funciona (hoje em benefício dos quilombolas) uma casa de farinha movida a roda d'água do século 19. Os moradores usam o instrumento para fazer sua farinha de mandioca e, logo ao lado, vendem lindos artesanatos e instrumentos de cozinha. A comunidade é também a porta de entrada para a trilha do Jatobá, que vai até Paraty, no começo do Estado do Rio de Janeiro. 

Vieiras frescas

Para uma verdadeira experiênca gastronômica, porém, o turista deve ir até a Vila Picinguaba, um vilarejo de pescadores com mais de 400 anos de história que, apesar de hoje pontuada por alguns empreedimentos hoteleiros luxuosos, ainda preserva um clima de lugar pacato. No local, é possível comprar, diretamente com os pescadores, deliciosas vieiras frescas (uma dúzia sai por cerca de R$ 45). 

Muitos condicionam as vieiras e as levam para casa. Mas a graça mesmo é abrir a concha ali mesmo, jogar limão em cima do molusco e mandá-lo goela abaixo. Da vila também saem passeios de barco com direção à ilha das Couves, uma das mais belas imagens da região de Ubatuba. 

No entanto, se o tempo for limitado para a visita a apenas uma orla, busque a praia da Fazenda, logo ao lado do centro de visitantes do Núcleo Picinguaba. Muito procurado por surfistas, o local é formado por areia fofa e muitas árvores da mata Atlântica. As outras faixas de areia que compõem o núcleo são as praias de Cambury, Brava do Cambury, Picinguaba e Brava da Almada. 

E, se em vez de nadar, o turista quiser caminhar, opções não faltam: a trilha da Toca da Josefa, por exemplo, tem 2,5 km de extensão e chega até um mirante para a praia de Cambury. Já a trilha do Pico do Corcovado é mais desafiadora: tem 5 km de extensão, é íngreme, mas presenteia o aventureiro com uma linda visão da orla da região, a 1.150 metros de altitude. 

Com potencial para serem perfeitos, os passeios só estragam se começar a cair água do céu -- coisa que, infelizmente, é bem comum em "Ubachuva".  

SERVIÇO

A entrada oficial do Núcleo Picinguaba fica no km 8 da rodovia BR-101, a cerca de 30 minutos do centro de Ubatuba. No local, opera um centro de visitantes, que pode dar mapas e informações sobre passeios para o turista. O centro funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.  

Uma das agências de turismo de Ubatuba confiáveis que levam turistas em diversos passeios pelo núcleo é a Mar & Serra: www.mareserra.com.br

Para mais informações sobre visitas ao Núcleo Picinguaba, entre em contato com: (12) 3832-9011 ou pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br

*O repórter Marcel Vincenti viajou a Ubatuba a convite da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp)